Listagem de Questões sobre Geral
Para avaliar a capacidade de suporte do lago Paranoá e mantê-lo dentro dos padrões para seu uso sustentável, estudos foram feitos buscando estabelecer correlações entre a geração de carga de fósforo (kg/dia), a concentração de fósforo na água (µg/L) e a concentração de clorofila (µg/L). O gráfico acima apresenta a relação entre as concentrações de fósforo e de clorofila na água do lago Paranoá, enquanto a tabela acima apresenta a relação entre a geração de carga de fósforo (kg/dia) e a concentração de fósforo na água (µg/L).
Com base nos dados apresentados acima e considerando que, teoricamente, a concentração de 40 µg/L de fósforo assegura 85% de possibilidade de se manter o lago em condições mesotróficas aceitáveis para práticas de esportes e lazer, incluindo concentrações de clorofila em níveis aceitáveis, e que os valores aceitáveis para clorofila são de até 10 µg/L, julgue os itens seguintes.
A alta concentração de fósforo nos braços do lago Paranoá deve-se ao fato de esses braços serem longos e estreitos, em forma de funil.
Supondo-se que a geração de cargas de fósforo seja de 171 kg/dia, para se manter o lago Paranoá dentro do nível aceitável de clorofila na água, deve-se reduzir essa geração para a faixa de 107 kg/dia.
Na concentração de 40 µg/L de fósforo na água do lago Paranoá, o nível de clorofila na água é mais de 4 vezes superior ao limite máximo aceitável.
O fenobarbital foi um dos primeiros barbitúricos que foram desenvolvidos e tiveram reconhecimento por sua atividade anticonvulsivante. É uma medicação eficaz, segura, barata e com poucos efeitos colaterais além da sedação. A despeito do surgimento de novos antiepilépticos, permanece como o fármaco de primeira escolha em cães e gatos. Controla as convulsões em 60% a 80% dos cães epilépticos, se a concentração sérica for mantida dentro da faixa adequada. Os seus principais mecanismos de ação são a elevação do limiar convulsivo e a facilitação da inibição sináptica mediada pelo ácido • -aminobutírico, reduzindo a excitabilidade neuronal.
Ao citar que o fenobarbital reduz a excitabilidade neuronal, reafirma-se o conceito de que as drogas não criam efeitos, mas modulam funções.
Texto CE – questões 33 e 34
O gráfico abaixo expressa a concentração plasmática das drogas A, B e C, em relação ao tempo, após administração única da dose estabelecida para cada droga. Deve-se considerar que a concentração máxima tolerada de cada uma das drogas (nível limite de concentração plasmática, a partir do qual a droga passa a produzir efeitos colaterais importantes) é de 40 • g/mL e o nível plasmático efetivo das mesmas (nível que deve ser alcançado para que a droga produza efeitos terapêuticos) é de 25 • g/mL.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}