Listagem de Questões de Química
A análise, feita durante um ano chuvoso no Sertão Central, forneceu um valor médio de pH igual a 5. Marque a opção segundo a qual, comparando-se esse valor com o do pH da água pura, percebe-se que a [H+] na água da chuva é, em média,
Julgue os itens a seguir, acerca do estado físico da matéria e da termologia. A matéria pode assumir três fases ou estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso, e os fatores que determinam a fase na qual uma substância se encontra são a pressão e a temperatura.
A massa atômica é a massa de um átomo medida em unidade de massa atômica, sendo simbolizada por u. 1 u equivale a um doze avos (1/12) da massa de um átomo de carbono-12. Quando medimos uma grandeza, comparamos com outra como referência. Um exemplo é quando medimos a massa do nosso corpo, em que utilizamos o quilograma (kg) como unidade padrão. Na prática, não interessa saber a massa de um átomo isolado, mas, para a ciência, é importante saber a massa dos átomos comparados com a massa de outro átomo tomado como padrão. O carbono, então, é o elemento que tem sua massa padronizada (A =12). Qual a alternativa que representa o símbolo do elemento sódio e seu número atômico?
Uma certa quantidade de PCl5 gasoso foi aquecida a 25 °C num recipiente com 12 litros de capacidade, formando PCl3 gasoso e gás cloro. No equilíbrio, foi constatada a presença de 0,21 mols de PCl5, 0,32 mols de PCl3 e 0,32 mols de gás cloro. A constante de equilíbrio para a dissociação de PCl5, a 25 °C, é de:
A solubilidade do cromato de prata em água é igual a 0,022 g/L. O produto de solubilidade, do composto mencionado é de:
Dados: Ag = 108 e Cr = 52
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}