Listagem de Questões de Química
Considere o diagrama de equilíbrio das fases sólida, líquida e vapor da água ilustrado esquematicamente abaixo e as afirmativas que se seguem.
I - Um aumento da pressão externa provoca um abaixamento do ponto de fusão do sólido.
II - Uma diminuição de pressão externa provoca uma elevação no ponto de ebulição do líquido.
III - A pressão P1 corresponde à pressão de vapor do líquido na temperatura T1.
IV - A pressão P2 corresponde à pressão de vapor do líquido a temperatura T2.
Estão corretas apenas as afirmações
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
O teor de cobre em uma amostra de sal de cobre II foi determinado por titulação de oxirredução indireta utilizando-se o seguinte procedimento: uma amostra com 3,0 g do sal foi dissolvida em água deionizada e avolumada em balão volumétrico de 250 mL. Uma alíquota de 50,00 mL foi, então, tratada com 1g de KI, conforme a reação abaixo.
Cu+2 + 2I− → Cu+1 + I2
Em seguida, o iodo liberado foi convertido a I− através de titulação. O titulante adequado a esta análise é o:
K2Cr2O7.
KIO3.
O uso de revestimentos metálicos é uma das formas de se efetuar a proteção contra a corrosão, sendo a eletrodeposição um dos processos comumente utilizados. Nesse processo o material a ser protegido é colocado como catodo em uma cuba eletrolítica, onde o eletrólito contém um sal do metal a ser usado no revestimento. Considerando o uso de anodo inerte, qual dos seguintes sais em solução NÃO produzirá um revestimento metálico quando utilizado como eletrólito?
AgNO3
Ni(NO3)2
Cr(NO3)3
Sn(NO3)2
Al(NO3)3
Para tratar um despejo industrial que contém cromato (CrO4 -2), foram propostas as seguintes rotas:
I - redução com FeSO4 em meio ácido, seguida de precipitação com NaOH e filtração;
II - reação com sais de Pb+2, seguida de filtração;
III - percolação por resina aniônica.
É(São) adequada(s) ao tratamento a(s) rota(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Necessita-se analisar o teor de manganês em um efluente aquoso. Para isso foi preparada uma solução padrão de manganês que, por tratamento adequado, foi oxidado a MnO4 −1. A partir da solução de íons MnO4 −1 foram preparadas cinco soluções com concentrações de 1ppm, 5 ppm, 10 ppm, 15 ppm e 20 ppm de manganês, respectivamente. Essas soluções foram analisadas por espectrofotometria de absorção em comprimento de onda adequado e forneceram o gráfico abaixo. Em seguida, 10 mL do efluente aquoso foram tratados de modo a oxidar todo o manganês a MnO4 −1 e a solução resultante foi diluída até um volume final de 200 mL. Essa solução foi analisada por espectrofotometria de absorção, nas mesmas condições das soluções obtidas a partir da amostra padrão, fornecendo um valor de absorbância de 0,240. Considerando que não existem interferentes na amostra, a concentração de manganês, em ppm, no efluente aquoso é de:
8
30
150
240
300
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}