Listagem de Questões de Química
Texto para os itens de 51 a 65
Clay E. Allred e E. Roland Menzel (A Novel Europiumbioconjugate Method for Latent Fingerprint Detection. In: Forensic Science International, n.º 85, Elsevier Science Ireland Ltda., 1997, p. 83-94) desenvolveram um novo método de detecção de impressão digital latente com base em uma reação específica entre o íon európio e lipídios. A aplicabilidade do método, tanto para superfícies porosas como lisas, a ausência de solventes clorofluorcarbônicos, a sensibilidade, a rapidez e o baixo custo são fatores que podem tornar essa abordagem o principal método de detecção de impressão digital em um futuro próximo. Nela, o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é usado como ligante de conjugação que forma um complexo não-fluorescente com o íon európio (etapa I). Esse complexo é capaz de ligar-se covalentemente a lipídios da impressão digital (etapa II), na proporção de uma molécula de EDTA-Eu para cada molécula de lipídio. Nessa reação, algumas ligações entre o íon európio e o EDTA são desfeitas, expondo parcialmente o íon európio, que se torna, então, disponível para complexar com outro ligante, como a 1,10-fenantrolina ou a tenoiltrifluoroacetona (TFA), capaz de sensibilizar o íon európio a ponto de torná-lo fluorescente (etapa III). Após esse tratamento, a impressão digital torna-se nitidamente visível sob excitação por radiação ultravioleta. A figura I acima mostra o esquema dessas reações e a figura II mostra a estrutura de um complexo metal-EDTA genérico, em que a letra M representa o íon metálico.
Sabendo que o isótopo 63Eu152 é capaz de emitir partículas β produzindo o elemento químico gadolínio (64Gd152) e que a meia-vida desse isótopo radioativo é de 13 anos e admitindo que , então, no decurso de 1 ano, menos de 6% de todo o 63Eu152 contido em uma amostra terá se transformado no isótopo 64Gd152.
Sabendo que a 20 ºC e μ = 0,1 mol/L, as constantes de formação dos complexos Fe3+ -EDTA e Eu3+ -EDTA são iguais a 1,3 × 1025 e 1,1 × 1018, respectivamente, então, nessas condições, o íon Fe3+ não é interferente do método em apreço.
Sabendo que M(H) = 1 g/mol, M(C) = 12 g/mol, M(N) = 14 g/mol, M(O) = 16 g/mol e M(Eu) = 152 g/mol e supondo que a impressão digital seja formada exclusivamente pelo lipídio de fórmula C27H50O6, então 0,5 mg de complexo EDTA-Eu é suficiente para reagir com pelo menos a metade de todas as moléculas contidas em uma impressão digital de 1 mg.
Sendo o EDTA um ácido, é correto afirmar que as suas soluções aquosas contêm, como cátion, apenas os íons H3O+, reagem com bases formando sais e água, são incolores na presença de fenolftaleína, fazem o papel de tornassol azul ficar vermelho, conduzem corrente elétrica, são capazes de corroer metais e possuem sabor azedo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}