Questões de Química

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química

Julgue os itens seguintes, que versam sobre o preparo e a manipulação de material de laboratório para análises microbiológicas.

A pipetagem de material biológico pode ser realizada com a boca, uma vez que o risco de contaminação é pequeno.

#Questão 119529 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Policial Federal / Papiloscopista

Sabendo que o E0 para a semi-reação Eu3+ + e- 6 Eu2+ é igual a  -0,43 V, julgue os itens a seguir, considerando o texto de referência.

Os íons Eu2+ são capazes de reduzir espontaneamente os íons H+ presentes em uma solução aquosa a H2, na condição padrão.

#Questão 119531 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Policial Federal / Papiloscopista

Sabendo que o E0 para a semi-reação Eu3+ + e- 6 Eu2+ é igual a  -0,43 V, julgue os itens a seguir, considerando o texto de referência.

Em uma solução de európio, cujo potencial eletroquímico para a semireação Eu 3+ + e- 6 Eu2+ seja zero, predominará a espécie química Eu3+ .

#Questão 119532 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Policial Federal / Papiloscopista

Considerando que o EDTA possui 2 grupos amino que podem ser protonados e 4 grupos carboxílicos que podem ser desprotonados, então ele pode ser considerado um ácido fraco hexaprótico. Representando a forma desprotonada do EDTA pela letra Y, as várias formas que o EDTA pode assumir em solução aquosa são as seguintes: H6Y2+ , H5Y+ , H4Y, H3Y- , H2Y2- , HY3- e Y4- . Nesse sentido, a partir do texto de referência e sabendo que, para o EDTA, pKa1 = 0,0, pKa2 = 1,5, pKa3 = 2,0, pKa4 = 2,68, pKa5 = 6,11 e pKa6 = 10,17, julgue o item seguinte.

Em uma solução aquosa de EDTA em pH 7,0, a espécie química mais abundante, entre as citadas, é H2Y2- .

#Questão 119534 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Policial Federal / Papiloscopista

Texto para os itens de 51 a 65

 

 Clay E. Allred e E. Roland Menzel (A Novel Europiumbioconjugate Method for Latent Fingerprint Detection. In: Forensic Science International, n.º 85, Elsevier Science Ireland Ltda., 1997, p. 83-94) desenvolveram um novo método de detecção de impressão digital latente com base em uma reação específica entre o íon európio e lipídios. A aplicabilidade do método, tanto para superfícies porosas como lisas, a ausência de solventes clorofluorcarbônicos, a sensibilidade, a rapidez e o baixo custo são fatores que podem tornar essa abordagem o principal método de detecção de impressão digital em um futuro próximo. Nela, o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é usado como ligante de conjugação que forma um complexo não-fluorescente com o íon európio (etapa I). Esse complexo é capaz de ligar-se covalentemente a lipídios da impressão digital (etapa II), na proporção de uma molécula de EDTA-Eu para cada molécula de lipídio. Nessa reação, algumas ligações entre o íon európio e o EDTA são desfeitas, expondo parcialmente o íon európio, que se torna, então, disponível para complexar com outro ligante, como a 1,10-fenantrolina ou a tenoiltrifluoroacetona (TFA), capaz de sensibilizar o íon európio a ponto de torná-lo fluorescente (etapa III). Após esse tratamento, a impressão digital torna-se nitidamente visível sob excitação por radiação ultravioleta. A figura I acima mostra o esquema dessas reações e a figura II mostra a estrutura de um complexo metal-EDTA genérico, em que a letra M representa o íon metálico.

Considerando as informações das figuras e do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na fluorescência do complexo lipídio-EDTA-Eu, a diferença entre a energia absorvida e a emitida é proporcional à diferença entre seus respectivos comprimentos de onda.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis