Listagem de Questões de Química
Dentre os medicamentos fabricados no parque industrial farmacêutico brasileiro, os produtos veterinários apresentam a peculiaridade de terem sua fabricação e comercialização reguladas pelo Ministério da Agricultura. Desses medicamentos destacam-se os injetáveis polivitamínicos, contendo, entre outros ingredientes e ativos, a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B2 (riboflavina) e a vitamina B12 (cianocobalamina). Sobre as características desse tipo de produto, é correto afirmar que:
Na preparação de um comprimido vermífugo, o qual associa 3 ativos diferentes em sua constituição, neste caso, febantel, praziquantel e pamoato de pirantel, verificou-se, após sua fabricação, que a dureza e o peso dos mesmos variava intensamente, assim como o desvio padrão relativo destas propriedades, avaliado com a execução de medida apropriada em 30 comprimidos para cada se mostrou maior que 6,0%.
Tal comportamento pode estar relacionado somente aos seguintes aspectos:
Durante a aplicação de um injetável anestésico local, contendo adrenalina e lidocaína, foi verificado que o tempo de duração da ação anestésica local deste lote de produto era menor que a normalmente apresentada pelos lotes anteriores da mesma marca, fabricado pela mesma empresa, na mesma sede. Ao mesmo tempo, verificou-se em outro lote deste mesmo produto a inquietação do animal que recebeu esta injeção, neste caso um gato de cerca de 8,0 Kg. Esses problemas NÃO podem estar relacionados ao seguinte fator:
Na análise de uma massa de guaraná, enviada de Santarém no Pará, para a Cidade de São Paulo, foi proposto que se utilizasse a metodologia de extração da massa, descrita na Farmacopéia Brasileira, 3ª Edição (uso de Soxhlet e clorofórmio como líquido extrator) com análise quantitativa posterior por espectrofotometria de ultravioleta. Caso se substituísse o processo de extração por dissolução da massa em clorofórmio, e posterior extração por colocação do becher ou similar, contendo o material dissolvido, em banho de ultra-som por 30 minutos, poderiam ser esperadas em termos teóricos as seguintes modificações nos resultados do método e na tentativa de se validar o mesmo:
Sobre um produto comercializado como pó de guaraná energético composto, levantou-se a suspeita de que o mesmo tinha menos pó de guaraná do que o rotulado em sua embalagem. Pensando em se resolver este problema através de técnicas de análises químicas, foi proposta a quantificação de cafeína neste produto e o confronto com os teores usuais de cafeína descritos na Farmacopéia Brasileira para este tipo de matériaprima. Sabendo que neste pó, além do pó de guaraná (frutos secos pulverizados), se adiciona lactose, Estearato de magnésio e corante caramelo em pó, na etapa de avaliação da exatidão do método, durante sua validação, deve se utilizar no preparo de amostra:
Nota: Placebo; mistura de Iactose, estearato de magnésio e corante caramelo em pó nas concentrações utilizadas no produto.
SQR; mesmo que substância química de referência ou padrão secundário.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}