Listagem de Questões de Química
O conhecimento da operação dos diferentes equipamentos existentes em um laboratório — desde os mais simples, como termômetros, estufas, medidores de pH, turbidímetros e condutivímetros, entre outros, até os mais complexos, como, por exemplo, os cromatógrafos —, associado ao conhecimento dos fatores relacionados à análise química em questão, pode levar à obtenção de valores mais exatos e mais precisos dos parâmetros medidos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A medida de pH pelo método potenciométrico baseia-se no fato de que dois eletrodos, estando em contato elétrico quando mergulhados em uma solução líquida, produzem uma diferença de potencial cujo valor é transformado em medida de pH.
Em um laboratório de análises químicas, um dos frascos de soluções aquosas teve o rótulo de identificação danificado, restando apenas a informação ácido sulfúrico diluído. Para determinar a concentração dessa solução, o técnico utilizou uma solução aquosa de hidróxido de sódio a 0,1000 mol/L, sendo consumidos 20,00 mL dessa solução para titular 10,00 mL da solução ácida até o segundo ponto de equivalência do ácido sulfúrico. Considerando essa situação hipotética e que M(H) = 1,00 g/mol, M(O) = 16,00 g/mol, M(Na) = 23,00 g/mol, M(S) = 32,00 g/mol e M(K) = 39,00 g/mol, julgue os itens seguintes.
Caso fosse utilizada solução de hidróxido de potássio a 0,1000 mol/L no lugar da solução de hidróxido de sódio, o volume gasto do titulante seria o mesmo.
Na titulação mencionada, ocorre uma reação de neutralização.
A concentração, em mol/L, da solução ácida é igual à da solução de hidróxido de sódio.
Para o preparo da solução de hidróxido de sódio utilizandose um balão volumétrico de 250,0 mL, a massa de sólido a ser pesada é igual a 4,000 g.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}