Questões de Química

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química

#Questão 114535 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Auxiliar em Assuntos Educacionais

Julgue os itens seguintes, relativos à Química e seus conceitos fundamentais.

Catalisadores são substâncias utilizadas para aumentar a energia de ativação de reações químicas.

#Questão 114537 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Auxiliar em Assuntos Educacionais

Julgue os itens seguintes, relativos à Química e seus conceitos fundamentais.

A pilha utilizada em brinquedos e em aparelhos de som é um exemplo de transformação química que gera energia elétrica, com transferência de elétrons e decorrente mudança de números de oxidação.

#Questão 114288 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, MCT, Tecnologista Pleno I (Código E10)

Pesquisadores da Universidade de Campinas (UNICAMP) estudaram as substâncias responsáveis pelo aroma do suco de cupuaçu usando a técnica de cromatografia gasosa (CG) com detecção por espectrometria de massa (EM) do tipo aprisionamento de íons (ion trap). O resultado é mostrado na figura acima. Considerando essas informações e sabendo que entre os principais componentes encontrados nesse aroma destacam-se o 3-metilbutanal (pico 3) e a tetrametilpirazina (pico 18), julgue os itens a seguir.

Nas condições dessa corrida cromatográfica, o tempo de retenção da tetrametilpirazina é maior que o do 3-metilbutanal.

#Questão 114299 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, MCT, Tecnologista Pleno I (Código E10)

No que se refere aos métodos espectrométricos de análise, julgue os itens seguintes.

Enquanto as espectroscopias de absorção no ultravioleta e no visível monitoram as transições rotacionais das moléculas, a espectroscopia de infravermelho detecta as transições vibracionais das mesmas.

#Questão 114301 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, MCT, Tecnologista Pleno I (Código E10)

No que se refere aos métodos espectrométricos de análise, julgue os itens seguintes.

Desvios da Lei de Beer podem ocorrer devido à presença de eletrólitos em solução, a ionização, dissociação ou associação da espécie absorvente e até por falhas e(ou) limitações do instrumento. Por causa disso, é sempre recomendável preparar uma curva de calibração usando um conjunto de padrões do analito de concentração conhecida.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis