Questões sobre Transtornos Relacionados a Substâncias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Transtornos Relacionados a Substâncias

No exame ocupacional de MG, 32 anos, sexo feminino, o médico avalia que a paciente emagreceu 20 kg no último ano, apresenta frequência cardíaca aumentada, pupilas dilatadas, aumento da pressão arterial e uma inquietação psicomotora importante. Ao ser questionada, a paciente diz estar fazendo um tratamento “natural” indicado pelo seu professor da academia. Usando os critérios diagnósticos do DSM-5, a colaboradora provavelmente apresenta

O profissional de saúde ocupacional recebe a informação de que um dos colaboradores fez uso de Fenciclidina há menos de 1 hora. Segundo os critérios do DSM-5, os seguintes sintomas podem estar presentes EXCETO:

De acordo com o DSM-5, os sinais e sintomas que o profissional de saúde ocupacional deve estar atento para identificar a intoxicação por álcool são: 

Atenção: Para responder à questão, considere o seguinte caso clínico.

FS, 32 anos, operador de maquinário pesado, tem sido levado ao serviço de saúde ocupacional por chegar intoxicado no trabalho. O colaborador informa que iniciou uso de álcool aos 15 anos aos finais de semana em grande quantidade. Nos últimos 4 anos, vinha bebendo diariamente, com aumento da dose e necessidade de iniciar o uso cada vez mais cedo. Nos últimos 2 meses tem parado na padaria antes de ir ao trabalho para beber, mesmo ciente dos riscos em função de seu trabalho. Atualmente vem em uso de cerca de 1 litro ao dia de álcool. Reconhece o problema, porém refere não conseguir se controlar. Procurou o AA porém não gostou das pessoas. Desde que aumentou o uso de álcool se divorciou e suas filhas não querem visitá-lo por estar “sempre bêbado”. 


Segundo os critérios do DSM-5, é INCORRETO afirmar:

Um homem de 55 anos, que trabalhou nos últimos 20 anos com extração do mineral mercúrio e seus compostos, começou a apresentar quadro caracterizado por irritabilidade, explosões de extrema cólera, desânimo, insônia, dificuldade de concentração e mudanças de personalidade. Foi avaliado por um psiquiatra especializado em saúde ocupacional, que identificou se tratar de um caso de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis