Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

#Questão 1057915 - Psiquiatria, Psicopatologia, FCC, 2022, TRT - 5ª Região (BA), Analista Judiciário - Psiquiatria

Considere os itens abaixo, em relação aos transtornos de sono, de acordo com DSM-5.
I. Transtorno do sono-vigília do ritmo circadiano tipo fase do sono atrasada e tipo trabalho em turnos: indivíduos com transtorno do sono-vigília do ritmo circadiano do tipo fase do sono atrasada relatam a presença de insônia na fase inicial do sono somente nas situações em que tentam dormir em horários socialmente normais, porém não fazem nenhuma referência a dificuldades em conciliar o sono ou em permanecer adormecidos quando os horários de dormir e acordar atrasam ou coincidem com o ritmo circadiano endógeno. O tipo trabalho em turnos difere do transtorno de insônia pela história de recente mudança no horário de trabalho. II. Síndrome das pernas inquietas. Com frequência, a síndrome das pernas inquietas criam dificuldades para iniciar e manter o sono. No entanto, a necessidade de movimentar as pernas, acompanhada de quaisquer sensações desconfortáveis, é uma característica que distingue esse transtorno do transtorno de insônia. III. Transtornos do sono relacionados à respiração. A minoria dos indivíduos com transtorno do sono relacionado à respiração apresenta história de roncos altos, pausas respiratórias durante o sono e sonolência excessiva durante o dia. Não obstante, até 50% das pessoas com apneia do sono podem apresentar também sintomas de insônia, que é uma característica mais comum entre homens e adultos mais jovens. IV. Narcolepsia. Embora possa provocar queixas de insônia, a narcolepsia distingue-se do transtorno de insônia pela ausência de sintomas de sonolência diurna excessiva, cataplexia, paralisia do sono e alucinações não relacionadas ao sono.
Está correto o que consta APENAS em 

#Questão 1057920 - Psiquiatria, Psicopatologia, FCC, 2022, TRT - 5ª Região (BA), Analista Judiciário - Psiquiatria

    VS, 74 anos, apresenta quadro no qual consegue falar, porém apresenta discurso de difícil compreensão. No exame psíquico não compreende a linguagem escrita e falada, bem como a repetição. No discurso, apesar de fluente, não exprime pensamento de forma coerente e compreensível, caracterizando uma salada de palavras. A ressonância magnética mostra lesão na parte posterior inferior esquerda do lobo parietal.  


O quadro clínico descrito é provavelmente de uma afasia 

#Questão 1057927 - Psiquiatria, Psicopatologia, FCC, 2022, TRT - 5ª Região (BA), Analista Judiciário - Psiquiatria

Quanto ao grupo cultural, esta síndrome está difundida pelo mundo.
O resguardo tomado pelo pai, antes, durante ou depois do parto da mulher, sendo que o pai pode ter sintomas semelhantes aos da mulher grávida (náuseas, indisposição, dores nas costas etc.) é conhecido como síndrome de 

#Questão 1057930 - Psiquiatria, Psicopatologia, FCC, 2022, TRT - 5ª Região (BA), Analista Judiciário - Psiquiatria

Condição relativamente rara, consistindo em períodos recorrentes de sono prolongado (do qual os pacientes podem ser despertados) com períodos intercalados de sono normal e vigília alerta. Durante os episódios hipersônicos, períodos despertos costumam ser marcados por retração de contato social e retorno à cama na primeira oportunidade. Essa síndrome é a hipersonia recorrente mais reconhecida, apesar de ser incomum. Ela afeta sobretudo homens no início da adolescência; contudo, pode ocorrer posteriormente na vida e em mulheres. Com poucas exceções, o primeiro ataque surge entre as idades de 10 e 21 anos. Exemplos raros de início na quarta e quinta décadas de vida também foram relatados. Em sua forma clássica, os episódios recorrentes são associados com sonolência extrema (períodos de sono de 18 a 20 horas), alimentação voraz, hipersexualidade e desinibição (p. ex., agressão). Os episódios costumam durar de alguns dias a várias semanas e aparecem de 1 a 10 vezes por ano. Uma forma hipersonolenta monossomática pode ocorrer. A frequência do antígeno leucocitário humano (HLA) é aumentada em indivíduos com essa síndrome.
A descrição acima refere-se à Síndrome de 

#Questão 1057934 - Psiquiatria, Psicopatologia, FCC, 2022, TRT - 5ª Região (BA), Analista Judiciário - Psiquiatria

A questão refere-se à Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) e devem ser respondidas de acordo com o DSM-5.


Estudos amplos de associação genômica descobriram que há associação significativa entre SPI e variantes genéticas comuns em regiões intrônicas ou intergênicas em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis