Questões sobre Perícia Psiquiátrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Perícia Psiquiátrica

No campo da perícia psiquiátrica, assinale a alternativa que apresenta como é denominado o ato jurídico que consiste na providência substitutiva ou complementar da pena, sem caráter expiatório ou aflitivo, mas de índole assistencial, preventiva e recuperatória, e que representa certas restrições pessoais e patrimoniais (internação em manicômio, em colônia agrícola, liberdade vigiada, interdições e confiscos), fundada na periculosidade, e não na responsabilidade do criminoso. 

#Questão 959383 - Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Médico/Psiquiatria

Segundo o Manual de Perícias Oficial em Saúde do servidor público federal, o diagnóstico de um transtorno mental, por si só, não é indicativo de enquadramento como alienação mental para que o periciado faça jus à isenção de Imposto de Renda, cabendo ao perito a análise das demais condições clínicas e do grau de incapacidade. Segundo esse manual, são condições passíveis de enquadramento como alienação mental:

Em uma perícia trabalhista, compareceu um funcionário que realmente apresentava episódio depressivo leve. No entanto, durante toda avaliação, pôde a médica constatar que ele procurava exagerar os próprios sintomas depressivos, com a finalidade de ser indenizado pela empresa onde trabalhava. Em psiquiatria ocupacional essa atitude é conhecida como 

Em Psiquiatria Forense, o assassinato em que o marido mata a própria esposa é conhecido como 

#Questão 1059303 - Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, FCC, 2022, TRT - 4ª REGIÃO (RS), Analista Judiciário - Especialidade: Medicina (Psiquiatria)

É uma condição caracterizada por poliqueixas que não guardam relação entre si, com as causas alegadas que agridem as mais primárias noções de anatomia e fisiologia, desconexas, ilógicas, incluindo-se a evolução, sempre apontando o agravamento progressivo, a ineficácia de todos os tratamentos, a incurabilidade.
A perícia médica fica diante de alguém que afirma ser portador de enfermidades invalidantes, na maioria das vezes nunca temporárias, quase sempre permanentes, sem qualquer lógica fisiopatológica.
Difere da simulação, pois o simulador tem consciência da ilicitude da sua conduta. Na condição em análise, o indivíduo não apenas acredita nos seus males, como na verdade sente o que refere sentir, está absolutamente convencido de que possui patologias geradoras de “direitos”, “rendas”, e nunca aceita qualquer tentativa de fazê-lo ver o aspecto psicossomático do seu quadro.
Essa condição é conhecida por:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis