Questões sobre Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes

A mudança do estágio não psicótico para um quadro que envolve alucinação, catatonia e delírio em menos de duas semanas, com retorno ao estado pré-mórbido, é denominado transtorno(s)

O indivíduo com quadro ______________ vivencia o seu espaço interior como invadido por aspectos ameaçadores, perigosos e hostis do mundo. O espaço exterior é, em princípio, invasivo, fonte de perigos e ameaças.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A característica essencial do transtorno psicótico breve consiste em uma perturbação que envolve o aparecimento repentino de pelo menos um dos seguintes sintomas psicóticos positivos, EXCETO:

A esquizofrenia é considerada um transtorno mental grave e crônico com períodos de abrandamento e agudizações sintomáticas, chamados de “surtos”. Serve de paradigma para todas as síndromes psicóticas, tanto do ponto de vista fenomenológico como etiopatogênico.
“Em um tipo de esquizofrenia, há proeminência de alucinações, principalmente auditivas, delírios de qualquer tipo. Entretanto, o comprometimento do afeto e os sintomas psicomotores, quando presentes, não dominam a apresentação. Tem melhor prognóstico se comparada as demais.”
Assinale a alternativa, que indique o tipo de esquizofrenia presente, no texto entre aspas.

Considere o quadro clínico a seguir para responder à questão. 

AC, 32 anos de idade, foi internado no hospital. Na chegada, notou-se que era um homem astênico, subnutrido, com pupilas dilatadas, reflexos tendinosos hiperativos e 120 batimentos cardíacos por minuto. Ele apresentava muitos maneirismos, deitava-se no chão, pulava num pé só, fazia movimentos marcantes violentos sem direção, golpeava os atendentes, fazia caretas, assumia posturas rígidas e estranhas, recusava-se a falar e parecia estar tendo alucinações auditivas. Quando visto mais tarde, foi encontrado em um estado estuporoso. Seu rosto estava sem expressão, ele estava mudo e rígido e não prestava atenção às pessoas em volta ou às suas perguntas. Seus olhos estavam fechados, e suas pálpebras só puderam ser separadas com muito esforço. Não havia resposta a picadas de agulha ou a outros estímulos dolorosos.

Gradualmente, ele se tornou acessível e, quando perguntado sobre si mesmo, referiu-se ao período estuporoso como sono e afirmou que não tinha lembrança alguma do que tinha acontecido durante aquele tempo. 



O quadro clínico seria compatível com o diagnóstico de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis