Questões sobre Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes

Uma Regra até recentemente determinava a responsabilidade criminal na maior parte dos Estados Unidos, estabelecendo que as pessoas não são culpadas, por motivo de insanidade, se agiram sob uma doença mental de forma que não tinham consciência da natureza, da qualidade e das consequências de seus atos ou se eram incapazes de entender que seus atos eram errados. Além do mais, para absolver uma pessoa, o delírio usado como evidência devia ser de tal natureza que, se verdadeiro, seria uma defesa adequada. Se a ideia delirante não justificar o crime, a pessoa será presumivelmente considerada responsável, culpada e passível de punição. Trata-se da Regra de  

Um famoso empresário e ex-futebolista inglês enfrentou recentemente uma disputa judicial com uma mulher que passou a persegui-lo e a assediá-lo. Ela lhe escrevia cartas, destacando o amor que lhe dedicava desde a infância, sabia onde o empresário morava, exigia encontrá-lo para uma conversa no Tribunal. Os tons de ameaça foram aumentando com o tempo. A mulher acreditava que estava em um relacionamento com o ex-jogador, que a filha dele com a esposa era, na verdade, fruto de um relacionamento seu com ele, e que havia um complô do casal para lhe roubar os óvulos. O ex-futebolista afirmou nunca a ter conhecido. Segundo a imprensa, foi constatado que a mulher sofria de transtorno mental.
A síndrome sugestiva do quadro clínico apresentado é:

Sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider são caracterizados quando um paciente com esquizofrenia apresenta:  

Sobre os achados neurobiológicos de neurotransmissores na esquizofrenia, é correto afirmar que existe: 

Paciente, 56 anos, mora com a esposa e um filho. Comparece ao psiquiatra para consulta. Segundo esposa, paciente tem falado constantemente em se mudar do apartamento onde moram há 25 anos, pois o síndico do prédio está invadindo sua morada em sua ausência. Refere, ainda, que descobriu o fato ao passar pela entrada do prédio e o porteiro e a faxineira se entreolharam e, depois, olharam em sua direção. Paciente sem outras queixas, assim como a esposa do paciente. Exames gerais sem alterações. Realiza suas atividades diárias sem maiores dificuldades, fato confirmado pela esposa. O miniexame do estado mental foi compatível com os anos de estudo. Considerando o caso clínico apresentado, a hipótese diagnóstica é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis