Questões sobre Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor

Paciente apresenta um padrão de comportamento caracterizado por baixa tolerância a ficar sozinha, buscando freneticamente relações de amizade ou amorosas que lhe permitam amenizar o imenso sentimento persistente de vazio ou solidão que a acompanha. Refere ainda a falta de um senso consistente da própria identidade e apresenta frequentemente dias de muita tristeza e desânimo, além de ser também tomada por uma enxurrada de outros afetos, como a raiva.
O diagnóstico mais provável dessa paciente é o transtorno da personalidade:

Mulher de 40 anos apresenta história de repetidas crises, caracterizadas por delírios persecutórios e sintomas depressivos. Quando os episódios psicóticos agudos são controlados com medicação, os sintomas depressivos invariavelmente também desaparecem. Ela nunca apresentou sintomas de depressão fora dos períodos de crise psicótica nem sintomas psicóticos que não fossem acompanhados de sintomas depressivos. No período entre as crises, apresenta-se assintomática e tem vida normal. 
De acordo com o DSM-5, a alternativa diagnóstica mais apropriada é:

Mulher de 42 anos encontra-se em tratamento para depressão há três meses, em uso de 100mg diários de sertralina e psicoterapia. Ela observou uma pequena melhora inicial, mas refere ainda sentir-se melancólica, com anedonia, falta de energia e hipersonia. Afirma estar seguindo o tratamento de modo regular.
Assinale a opção que indica a conduta recomendada nesta fase do acompanhamento da paciente.

Uma mulher de 45 anos vem à consulta devido a um quadro psiquiátrico iniciado há um mês. Nas suas queixas, a paciente relata ter percebido que o seu humor está bem diferente do seu “normal”. Queixa-se de uma completa falta de prazer (anedonia), sem reações compatíveis com estímulos prazerosos, de sentir-se muito mais vagarosa para realizar tarefas diárias e manejar computador; os sintomas pioram pela manhã; acorda cerca de três horas antes do seu horário habitual de despertar; perdeu apetite e emagreceu 4 kg no período. Indecisão quanto ao futuro, pensamentos de culpa, inutilidade e morte são pensamentos recorrentes. Nega episódios semelhantes no passado, ou uso de substâncias psicoativas ou história prévia de euforia ou sintomas psicóticos. A sua mãe apresentou um quadro semelhante há mais de 20 anos. Assinale a alternativa que indica corretamente o especificador desse episódio de transtorno depressivo maior.

Joana, uma paciente de 34 anos, comparece ao consultório de atenção primária à saúde. Na anamnese, identificam-se os seguintes sintomas: há 4 meses, apresenta um quadro persistente de desânimo, perda de interesse pelas atividades diárias; redução da energia e da capacidade de concentração; sentimentos de culpa; isolamento social. Dadas essas informações, sugere-se o diagnóstico de síndrome depressiva. Diante de quadros depressivos, é adequado afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis