Questões de Psiquiatria do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria do ano 2023

Sobre os critérios diagnósticos do Transtorno de Sintomas Somáticos descrito no (DSM-5), analise as afirmativas, a seguir:
I. Um ou mais sintomas somáticos que causam aflição ou resultam em perturbação significativa da vida diária. II. Pensamentos, sentimentos ou comportamentos excessivos relacionados aos sintomas somáticos ou associados a preocupações com a saúde III. Embora algum dos sintomas somáticos possa não estar, continuamente, presente, a condição de estar sintomático é persistente (em geral mais de seis meses). IV. Especificar se: com dor predominante ou persistente. V. Gravidade atual: leve, moderada ou grave.
Assinale a alternativa correta:

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, 2014) descreve ____________ como problemas relacionados à falta de coordenação das funções integradas da consciência, identidade, memória e percepção do ambiente. Essas alterações podem também levar a funções sensitivas e motoras peculiares. Para a OMS, ________________ se caracterizam pela perda parcial ou completa da normal integração entre a memória, a consciência de identidade, a sensação imediata e o controle dos movimentos corporais (OMS, 1993). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas: 

A esquizofrenia é a principal forma de psicose por sua frequência e importância clínica. O transtorno esquizofrênico caracteriza-se por apresentar distorções funcionais em vários graus e de forma simultânea. A motivação, os estados afetivos, os processos cognitivos e várias outras funções dos pacientes com essa síndrome se encontram alterados. O conteúdo do pensamento dos esquizofrênicos apresenta-se fragmentado, com perda das associações lógicas, expressando-se de forma “incoerente”, vaga, circunstancial e repetitiva. Kurt Schneider, classificou os sintomas da esquizofrenia como:

Paciente do sexo masculino mudou-se há pouco tempo para Lavras, para morar com a filha, que o acompanha na consulta. Ela relata que o pai faz tratamento psiquiátrico há muitos anos, mas nenhum dos dois sabe o diagnóstico e nem o nome do remédio. A filha se queixa que, em casa, o homem não para quieto, fica “marchando”. À ectoscopia, observa-se perda da mímica facial e tremor de repouso. A partir desses dados, analise os questionamentos a seguir:
I. Houve aumento de peso? II. O paciente tem problema cardíaco? III. O paciente está com a boca seca e constipação intestinal?
São necessários os questionamentos sobre o paciente: 

Analise os casos a seguir de dois adolescentes acolhidos com queixa de “alucinações”.
Maria “olha para uma coisa e vê outra”. Outro dia, olhou para um pano no chão da cozinha e achou que era uma cobra, ontem à noite gritou com medo de uma pessoa que estaria em cima do armário do seu quarto, mas na verdade era só uma caixa. João era muito apegado à sua avó, que faleceu há dois meses. Uma semana depois, começou a ver a avó pela casa e, algumas vezes, chegou até a conversar com ela.
As principais hipóteses diagnósticas nesses casos são

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis