Questões de Psiquiatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria

#Questão 959396 - Psiquiatria, Psicopatologia, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Médico/Psiquiatria

Mulher, 20 anos de idade, se apresenta a um serviço de urgência tendo infligido cortes superficiais nos pulsos. Enquanto espera para ser atendida, ela se torna beligerante e verbalmente agressiva com a equipe. Ela apresenta ideação paranoide recente e diz que começou a comer compulsivamente novamente nos últimos meses. O atual episódio de automutilação foi precipitado por uma briga com o namorado de três semanas, que ela descreve como o “amor da minha vida”. Há um histórico de emprego e relacionamentos instáveis. Qual é o diagnóstico mais provável?

Sobre Fobias, analise os itens classificando-os como verdadeiro (V) ou falso (F):


(__)Indivíduos com fobia social temem e/ou evitam várias circunstâncias em que teriam que interagir com outros ou realizar uma tarefa na frente de outras pessoas.


(__)A ansiedade em pacientes com diagnóstico de fobias é desencadeada quando o paciente é colocado em situação fóbica, porém, sem desencadear sintomas somáticos.


(__)Em pacientes com fobias específicas, o medo, geralmente, não é o objeto em si, mas de algum resultado terrível do contato com aquele objeto. Tranquilizá-los diminui sempre seu medo.



De acordo com a classificação dos itens acima, assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA. 

Sobre Transtornos, avalie os itens a seguir:


I- Junto com o humor abatido, a perda de prazer (anedonia) é outro aspecto essencial do diagnóstico de depressão.


II- O transtorno distímico é uma condição depressiva pouco comum, caracterizado por sintomas depressivos mais exacerbados que persistem apenas por alguns meses.


III- A presença de transtornos psicóticos exclui o diagnóstico de depressão, visto que pacientes deprimidos possuem atividade cerebral diminuída.



De acordo com a avaliação dos itens acima, é CORRETO afirmar que:

Na psiquiatria existem três campos distintos no interior da semiologia: a semântica, responsável pelo estudo das relações entre os signos e os objetos a que tais signos se referem; a sintaxe, que compreende as regras e as leis que regem as relações entre os vários signos de um sistema de signos; e , a que se ocupa das relações entre os signos e os usuários, os sujeitos que os utilizam concretamente denominada de:

Na psicopatologia do delírio, a primeira distinção essencial a se fazer é entre o erro não determinado por processo mórbido (por transtornos mentais) e as diversas formas de juízos falsos determinados por:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis