Questões de Psiquiatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria

#Questão 1059903 - Psiquiatria, Psicofarmacologia, FGV, 2022, TJ-DFT, Analista Judiciário - Psiquiatria

A clozapina é considerada o mais eficaz dos antipsicóticos, particularmente em pacientes que não responderam a outros tratamentos. No entanto, é um medicamento difícil de administrar, dado o risco de efeitos colaterais graves (agranulocitose).
Ao prescrever clozapina para um paciente, a maneira mais adequada de monitorar o aparecimento de agranulocitose é fazer o monitoramento por meio de hemograma: 

#Questão 1059904 - Psiquiatria, Psicofarmacologia, FGV, 2022, TJ-DFT, Analista Judiciário - Psiquiatria

Paciente com episódios depressivos recorrentes se recusa a fazer uso de antidepressivos porque tal uso já lhe causou importantes efeitos colaterais sexuais.
As duas drogas com as quais o paciente teria maior probabilidade de adesão ao tratamento, devido à ausência de efeitos colaterais sexuais, são:

Mulher de 40 anos apresenta história de repetidas crises, caracterizadas por delírios persecutórios e sintomas depressivos. Quando os episódios psicóticos agudos são controlados com medicação, os sintomas depressivos invariavelmente também desaparecem. Ela nunca apresentou sintomas de depressão fora dos períodos de crise psicótica nem sintomas psicóticos que não fossem acompanhados de sintomas depressivos. No período entre as crises, apresenta-se assintomática e tem vida normal. 
De acordo com o DSM-5, a alternativa diagnóstica mais apropriada é:

#Questão 1059907 - Psiquiatria, Psiquiatria infantil, FGV, 2022, TJ-DFT, Analista Judiciário - Psiquiatria

Menina de 7 anos vem agindo na escola de forma sexualmente provocativa com outras crianças, sexualizando atividades lúdicas e exibindo abertamente comportamento sexual.
A causa mais provável desse comportamento é:

#Questão 1059908 - Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, FGV, 2022, TJ-DFT, Analista Judiciário - Psiquiatria

Paciente de 58 anos vem apresentando um quadro clínico caracterizado por mudança de personalidade, tendo se tornado mais expansivo, muito falante, fazendo gastos excessivos e apresentando um comportamento de desinibição social, muito diferente do seu funcionamento anterior. Ao exame, não apresenta comprometimento da memória. Em relação ao diagnóstico diferencial, nesse caso, é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis