Questões de Psiquiatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria

#Questão 1059128 - Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, FCC, 2022, TRT - 23ª REGIÃO (MT), Analista Judiciário - Área Apoio - Psiquiatria

Atenção: Para responder à questão, considere o caso clínico abaixo.

DAV, 40 anos, sexo feminino, casada, apresenta diagnóstico de esquizofrenia paranoide desde os 28 anos, tendo sido internada em instituição psiquiátrica por 3 vezes ao longo da vida. Não está mais em acompanhamento ambulatorial e parou de fazer uso de suas medicações psicotrópicas, por achar que seria envenenada caso as ingerisse. Chega ao pronto-socorro acompanhada dos pais e do marido. Encontra-se agitada, heteroagressiva, com discurso delirante de cunho persecutório. Não apresenta crítica quanto à morbidez. Juízo de realidade prejudicado. Concorda em ser internada, pois considera que estará mais protegida de seus perseguidores dentro do hospital. 


Nesse caso, o tipo de internação que o médico psiquiatra deve considerar para DAV é a 

Identifique critérios diagnósticos do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade descritos no DSM-5 de 2013.

1. O indivíduo afetado frequentemente fala pouco.
2. Os sintomas não causam interferência no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou reduzem sua qualidade.
3. Desatenção, onde frequentemente o indivíduo não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades.
4. Hiperatividade e impulsividade, onde frequentemente o indivíduo remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
5. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes antes dos 12 anos de idade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Assinale a alternativa correta, quanto às manifestações clínicas da paraplegia onde há comprometimento do neurônio motor inferior, flacidez muscular, reflexos periféricos diminuídos ou abolidos e síndrome da cauda equina e do cone medular.

Sobre o Transtorno do Espectro Autista, descrito no DSM-5 de 2013, são tidos como critérios diagnósticos: padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, conforme manifestado por:

1. Déficits na reciprocidade socioemocional.
2. Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos.
3. Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social.
4. Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal.
5. Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), o que se entende por uma interação ou relação complexa entre estado ou condição de saúde de uma pessoa e os fatores contextuais é chamado de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis