Questões de Psicologia da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da UPE / UPENET / IAUPE

Admita a seguinte situação: "Uma mulher, a Sra. G.C., que foi seguidas vezes agredida pelo marido, resolveu procurar a psicóloga que trabalha na comunidade com o seguinte questionamento: devo ou não denunciar meu marido?". Considerando que a psicóloga, a partir da teoria formulada por Rogers, prestou um aconselhamento psicológico à Sra. G.C., observe as afirmações abaixo.

I. Procurou observar as percepções e as vivências da Sra. G.C., pois é em função destas que ela reage e reagirá à situação.

II. Interveio mediante o envio de mensagens que reforçassem positivamente determinadas respostas do domínio da consciência da Sra.G.C., para, assim, operar a modelagem de um comportamento adequado à situação.

III. Valorizou todo o domínio de experiência que a Sra. G.C. tem em sua consciência, ou seja, seu quadro de referência interno (sentimentos, percepções e lembranças), já que este é o melhor parâmetro para sua auto-observação.

IV. Pautou o aconselhamento em função da observação do autoconceito da Sra G.C., já que a imagem que ela tem de si, positiva ou negativa, ou seja, do seu eu, é que regula seu comportamento.

Assinale a alternativa que identifica corretamente os itens associados à concepção de Rogers.

No âmbito da teoria psicanalítica, o ego é a instância psíquica responsável pela solução dos conflitos inconscientes. Observe a seguinte descrição: "Operação pela qual o ego localiza em outro - uma pessoa, animal ou objeto - qualidades, sentimentos que desdenha ou recusa em si" (Laplanche & Pontalis, 2003). Assinale a alternativa que identifica corretamente esse mecanismo de defesa utilizado pelo ego.

Observe a seguinte definição: "Trata-se da vivência de percepção de um objeto, de forma clara e definida (voz, ruído, imagem), sem o estímulo sensorial respectivo, ou seja, sem a presença real do objeto" (Souza, Guimarães & Balone, 2004). Assinale o item que identifica corretamente essa alteração psicopatológica.

Em visita a uma família na comunidade onde trabalha, a psicóloga foi procurada pela mãe e pela tia de F.A., uma criança de 5 anos de idade, e tomou conhecimento de que ela tem-se masturbado ocasionalmente, em casa e na escola, durante o recreio, tem chamado os colegas para fazer "aquelas brincadeiras de homem e mulher". A mãe e a tia, durante a conversa com a psicóloga, também forneceram outras informações sobre F.A. e seu comportamento sócio-emocional:

I. Mostra um grande comprometimento da aprendizagem escolar, estando suas notas muito baixas.

II. Tem apresentado muitos pesadelos e uma certa aversão e desconfiança em relação às pessoas, principalmente aos adultos.

III. Em certas ocasiões, fica puxando seus cabelos, até doer e chorar.

IV. Parece, em algumas situações, agir como um bebê (chora/birra), voltando, inclusive, a fazer "xixi" na roupa e na cama.

Considerando que a psicóloga levantou a suspeita de F.A. estar sendo vítima de abuso sexual, assinale a alternativa que identifica corretamente os itens que atestam a formulação de tal suspeita.

Observe o seguinte relato: "Vivíamos uma situação econômica difícil. Um dia, briguei com meu irmão, e ele começou a gritar. Meu pai chegou e bateu nele, mas ele correu. Depois me bateu e dizia: chora, seu vagabundo, chora. Ele batia mais e foi batendo com a correia e sua fivela, depois com as mãos e depois com os pés, gritando: chora seu desgraçado, chora coisa ruim, tu num vai ser nada na vida. Isso não foi uma ou duas vezes, isso foi toda a minha infância". Em função deste relato e dos fundamentos teóricos sobre a violência contra a criança, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis