Questões de Psicologia da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da UPE / UPENET / IAUPE

Sobre a reforma psiquiátrica, tal qual instituída na Lei 10216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, é incorreto afirmar.

No âmbito da psicanálise, as psicopatologias são, geralmente, consideradas, segundo três tipos de estrutura psíquica: a neurose, a psicose e a perversão. Neste contexto, observe as afirmações abaixo.

I. Na perversão, a angústia de castração promove uma regressão às atividades, aos gostos e às escolhas característicos do desenvolvimento anterior ao Édipo, sendo esta regressão uma tentativa de recusar a castração, ou seja, de negar a diferença sexual.

II. A psicose se caracteriza pela rejeição da castração, a qual, desde então, é posta como uma representação psiquicamente inaceitável ao ego. Esta rejeição está no cerne da perda da realidade na psicose, especialmente no que se refere à formação dos delírios.

III. Tanto a neurose como a perversão configuram uma solução do Complexo de Édipo, ou seja, são a expressão de processos através dos quais o indivíduo, renunciando ao objeto edipiano, tenta aplacar sua angústia de castração. Todavia, na psicose não está em questão o conflito edipiano, posto que esta estrutura se caracteriza pela subtração desta etapa do desenvolvimento, e a criança não acede ao Édipo.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) incorreto(s) quanto à caracterização destas estruturas psíquicas.

Recentemente, o treinador da seleção brasileira de futebol, o Sr. Parreira, fez a seguinte declaração sobre a participação de homossexuais na seleção:

"Não tiraria, mas acho que ele nem seria convocado. Um jogador assumido causaria um impacto muito forte. Como foi nas forças armadas norte-americanas. O ambiente do futebol reagiria muito, é muito conservador".

Numa escola, um diretor, após ler tal entrevista, comentou sobre a mesma com o professor de Educação Física. Em seguida, solicitou a exclusão de um atleta assumidamente homossexual do time de voleibol. O diretor disse:

 "Tenho ódio desse tipo de gente. Um homossexual estimula a promiscuidade. Tire-o do time". O professor recusou-se a tomar tal atitude e disse ao diretor: "Ele foi convocado e eu não vou tirá-lo do time. Não é o homossexual quem tem de mudar, mas o ambiente que tem de deixar de ser conservador. Sua atitude é preconceituosa".

Neste contexto e considerando-se o preconceito enquanto um fenômeno de grupo, escolha a alternativa correta.

Sobre o processo grupal e os fenômenos associados a este, considere as definições abaixo.

I. Quantidade de pressão exercida sobre os membros de um grupo, a fim de que esses membros permaneçam no grupo. Essa pressão depende do nível de satisfação experimentada pelos membros no grupo e da intensidade de comunicação existente entre eles.

II. Organização duradoura de cognições, em geral dotada de uma carga afetiva pró ou contra determinado objeto social e que predispõe uma ação coerente com tais cognições e afetos, dirigida a esse objeto.

III. Padrões ou expectativas de comportamentos partilhados pelos membros de um grupo e que obedecem à seguinte estruturação: especificação das atitudes e comportamentos desejados, fiscalização pelo grupo e aplicação de sanções aos não-conformistas.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada item com o conceito descrito.

Sobre o processo de reforma psiquiátrica no Brasil, é incorreto afirmar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis