Questões de Psicologia da Quadrix

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da Quadrix

#Questão 1057514 - Psicologia, Psicologia Social, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Social

“O desenvolvimento da psicologia social no Brasil, como campo científico diferenciado, esteve e continua permeado por influências intelectuais vindas do estrangeiro. Na medida em que o campo obteve maior institucionalização, os conflitos internos, que refletiam tanto influências teóricas como visões diferentes do papel da psicologia e do psicólogo na sociedade, foram gerando conflitos no interior dos departamentos de psicologia sobre a orientação a ser dada à disciplina. Alguns permitiram a convivência, outros levaram à separação.” JACÓ-VILELA, A. M.; DEGANI-CARNEIRO, F.; OLIVEIRA, D. M. (2016).

Quanto à formação da psicologia social como campo científico no Brasil, as autoras apontam que:

#Questão 1057516 - Psicologia, Intervenção Psicossocial, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Social

Atuando em uma comunidade ribeirinha, uma psicóloga social apresentou algumas alternativas para a organização da população local. Qual orientação não se aplica a tal situação?

O psicólogo Luiz Eduardo Valiengo Berni, em publicação do CRP-SP, aponta:
“O tratamento diale?tico dos socio?logos, etno?logos, antropólogos, ainda que necessário, continua nitidamente insuficiente para perceber as culturas naquilo que elas são existencialmente, pois elas escapam a uma análise exclusivamente objetiva, lógica, teórica que pode mesmo tornar-se uma profanação se pretender autossuficiente e não fizer acompanhar de uma comunhão mítica. Esse ponto pode ser aclarado pelo trabalho da etnopsicóloga Ronilda Ribeiro [...] [que] adverte, também, para os cuidados que devem ser tomados na transposição de uma cultura para outra.”

Pode-se afirmar que:

#Questão 1057518 - Psicologia, Psicologia Social, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Social

A psicologia da libertação é uma corrente importante da psicologia social latino-americana. Sobre ela, julgue os itens a seguir.
I. A psicologia da libertação tem esse nome por defender a libertação de presos políticos na América Latina.
II. Essa corrente tem como um de seus principais nomes o psicólogo espanhol, radicado em El Salvador, o jesuíta Ignacio Martín-Baró, que foi assassinado em 1989 por forças paramilitares dentro da universidade em que era vice-reitor.
III. Ignácio Martín-Baró deixou um enorme legado para a Psicologia Social latino-americana e mundial e uma de suas obras mais referenciadas é Sistema, Grupo y Poder: Psicología social desde Centroamérica.


Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057519 - Psicologia, Psicologia Social, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Social

Um campo de atuação da Psicologia Social, de modo amplo, é sobre e nos meios de comunicação de massa. O acesso irrestrito à internet e a popularização dos smartphones democratizaram o acesso; em contrapartida, a mediação da comunicação passou a ser controlada por grandes conglomerados que dominam a comunicação e que conhecemos como redes sociais e que se transformam nos principais meios de acesso, superando a transmissão televisiva. Com isso, a população fica exposta a todo tipo de mensagem, inclusive as chamadas fake news. Qual seria o papel da Psicologia Social frente a esse fenômeno?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis