Questões de Psicologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da FUNDATEC

No Inventário Fatorial de personalidade IFP-II, a interpretação que indica uma ausência de respeito, admiração e reverência, bem como de desejo de dar suporte a um superior, corresponde a um percentil baixo em

O _____________________ caracteriza-se por uma variedade de alterações em áreas emocionais, comportamentais e cognitivas do ser humano. Os sinais podem ser humor deprimido, perda ou diminuição de prazer e interesse, energia reduzida, ideias de culpa e de inutilidade, distratibilidade, pensamentos de morte, de suicídio e de menosprezo, desesperança, alterações de sono, de apetite e de psicomotricidade (MAIA, 2012).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

De acordo com Zimerman (2007), assinale a alternativa que apresenta o princípio que alude ao fato de que na mente nada acontece ao acaso ou de um modo fortuito, sendo que cada acontecimento psíquico é determinado por outros que o precederam, de tal sorte que não há descontinuidade na vida mental. Esse princípio fica melhor compreendido e complementado com o modelo da multicausalidade, com o qual Freud, indo além das causas lineares responsáveis pela determinação de um dado sintoma, postula a ideia de que “várias causas produzem um mesmo efeito”.

O sistema familiar é a influência mais importante e proximal nas primeiras experiências de aprendizagem da criança. Crianças com distúrbios psicológicos ou psicoeducacionais fornecem estressores adicionais para os pais. A capacidade de uma família para sustentar uma rotina diária tem demonstrado ser um fator importante nos resultados de crianças com atrasos desenvolvimentais (HOLDNACK; WEISS, 2016). Em relação à sustentação da rotina diária, analise as seguintes assertivas:
I. A dificuldade em sustentar rotinas diárias é mais provável em famílias monoparentais e expandidas. II. A dificuldade em sustentar rotinas diárias é mais provável em famílias pobres e problemáticas. III. A capacidade de uma família em sustentar uma rotina não pode ser relacionada com o afeto familiar e a vinculação presentes na relação. IV. Quando os problemas familiares são elevados e imprevisíveis, as rotinas são mais difíceis de sustentar.
Quais estão corretas?

Coping é o conjunto de esforços cognitivos e comportamentais, utilizado pelos indivíduos com o objetivo de lidar com demandas específicas, internas ou externas, que surgem em situações de estresse. Essas demandas são avaliadas a partir da sobrecarga e excesso dos recursos pessoais do indivíduo, ameaçando o seu bem-estar (ARGIMON; ESTEVES; WENDT, 2014). As estratégias de coping podem ser classificadas em dois tipos, focalizada

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis