Questões de Psicologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da FUNDATEC

Levando em consideração os conceitos de Carvalho et al. (2020), o processo descrito como relativamente lento, tipicamente verbal e que requer reflexão, atenção, intenção, consciência e esforço, pois envolve a atividade de pensar reflexivamente sobre as próprias ações e as dos outros, refere-se à: 

Winnicott, que não trabalha com a teoria _____________, constrói uma teorização original sobre a ___________, que considera central para a construção da relação com ______________.

Levando em conta os conceitos de Bustamante (2020), assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Qual dos instrumentos psicológicos abaixo NÃO está atualmente validado/favorável ao uso pelo psicólogo pelo Conselho Federal de Psicologia através do SATEPSI? 

Segundo Medeiros et al. (2021), quando a mãe recebe a notícia de que sua criança é portadora de malformação congênita, ela passa por um processo emocional que exibe os sinais clássicos do luto psicológico. Tais sentimentos relacionam-se com a _______________. O impacto provocado pelo diagnóstico leva a um período marcado por __________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019), analise os trechos abaixo:

I. Uma escola, quando organiza seu cotidiano de trabalho, afirma referenciais de normalidade, de certo e errado, de “quem sabe” e de “quem não sabe e deve aprender”, de “como se deve se comportar”. Consolida valores, modos, tempos e marca lugares, classifica e impõe certa ordem ao mesmo tempo que cria o que escapa a esse padrão, o que é avesso, o que é desordem, seguindo preceitos de uma ideologia proposta pelo capital.

II. O desafio é produzir um deslocamento do encargo médico-assistencial que circunscreve as práticas da/o psicóloga/o, lugar que podemos considerar impossível de habitar, uma vez que, sem mover padrões institucionais, não há como mudar relações na formação. A perspectiva, então, é a de deslocar as demandas existentes, ou seja, de trabalhar no sentido da produção de novas demandas, criar novos espaços de discussão e compreensão da realidade que povoa o espaço intraescolar.

III. O que possibilita a/o psicóloga/o estar no cotidiano de uma escola para trabalhar com os educadores não é a quantidade de respostas bem-sucedidas que ela/ele tem para resolver problemas, mas sim o que pode contribuir para manter em exercício redes de atenção à vida, redes que foquem nas potencialidades dos indivíduos, nas ações de acompanhamento do desenvolvimento de cada criança singular e das ações preventivas.

IV. O cotidiano de trabalho envolve certo uso do tempo, o currículo, as relações e histórias que aproximam e distanciam escola e comunidade. A construção de narrativas abre espaço para a produção de conhecimento e aprofundamento teórico-metodológico sobre o que se vive a partir do que se faz.

Quais estão corretos?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis