Questões de Psicologia da FEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da FEC

Sobre o desenvolvimento do ato de pensar, os estudos de Piaget apontam que os ciclos de desenvolvimento precedem os de aprendizado. Nas teorias que se baseiam no conceito de reflexo, aprendizado e desenvolvimento ocorrem simultaneamente. No ponto de vista dos gestaltistas o desenvolvimento é sempre um conjunto maior que o aprendizado. Embora rejeite as três visões, Vigotsky afirma que:

No que concerne à aprendizagem mediada por modelos, Bandura aponta que "o fornecimento de modelos sociais é também um meio indispensável de transmitir e modificar o comportamento em situações em que os erros podem, provavelmente, levar a conseqüências fatais. Na verdade, se a aprendizagem social ocorresse exclusivamente em termos de conseqüências reforçadoras e punitivas, a maioria das pessoas não sobreviveria ao processo de socialização... De fato seria difícil imaginar um processo de socialização no qual a linguagem, as obrigações, os direitos, os costumes familiares e as práticas educacionais de uma cultura fossem modelados, em cada novo membro, através de reforçamento seletivo, sem a resposta de orientação de modelos que contêm os repertórios culturais acumulados em seu próprio comportamento". Esta crítica de Bandura à teoria tradicional se refere primordialmente ao fato de que:

No aspecto orgânico, sabemos que o nosso corpo é formado de várias estruturas unitárias que se organizam em elementos maiores ou em sistemas de funcionamento. No aspecto mental, segundo Piaget, há também uma estrutura unitária básica, que pode ser simples (como, por exemplo, sugar o dedo quando este encosta nos lábios) ou complexa (como, por exemplo, a maneira de solucionar problemas matemáticos ou científicos). Quanto ao aspecto mental, esta estrutura unitária básica é denominada:

Segundo a teoria psicanalítica, as fases de desenvolvimento apresentam um período de latência que se caracteriza pela canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, através de sublimações. Este período de latência configura-se como intermediário entre a genitalidade infantil (fase fálica) e a adulta (fase genital). Enquanto a sexualidade permanece dormente, as grandes conquistas da etapa situar-se-ão nas realizações intelectuais e na socialização. É por isso que este é o período:

A escola certamente não é neutra. Via de regra, com algumas exceções, a escola atua como instrumento de dominação, funcionando como reprodutora das classes sociais, através dos processos de seleção e exclusão dos mais pobres, e, ao mesmo tempo, da dissimulação desses processos. Discordando desta posição, Saviani conceitua a educação como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis