Questões de Psicologia da CONSULPLAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da CONSULPLAN

Sobre as estruturas clínicas no que se refere às psicoses assim como mencionam as literaturas devemos lembrar que estas são um importante campo de interlocução interdisciplinar entre a psiquiatria e a psicanálise: a psiquiatria contribui com uma caracterização cuidadosa dos sintomas; a psicanálise procura situar estes fenômenos no campo da chamada estrutura ou posição subjetiva psicótica. (SOUZA, 2006.)
“Os sintomas mais característicos das psicoses são marcados pelos __________ da incompreensibilidade e da ___________, estes são divididos em _______________, sendo os sintomas ou fenômenos __________ da psicose e outros sintomas _________ importantes.” Diante do exposto, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 

Sobre a psicologia da saúde e os diversos contextos de atuação como, por exemplo, APS (Atenção Primária de Saúde) é relevante pensar que, para atender a estas ações de saúde, o psicólogo deverá ter um perfil profissional que contemple os conhecimentos teóricos e técnicos de Psicologia (clínica, comunitária e social), bem como de outras disciplinas como epidemiologia; antropologia; saúde pública/coletiva; políticas sociais; políticas públicas de saúde; Indicadores do Desenvolvimento Humano (IDH), além de uma ampla gama de conhecimentos.
(ALVES, RF. Org. p. 71.)
Considerando as informações anteriores em relação ao atendimento do psicólogo na saúde/APS, assinale a afirmativa INCORRETA.

De acordo com Barlow (2009), para diagnosticar o TDM (Transtorno de Depressão Maior), o terapeuta examina os atuais sintomas de depressão usando os critérios do DSM-IV ou da CID-10, interrogando sobre cada sintoma e sobre qualquer histórico passado de depressão. O terapeuta pode, também, usar de estratégias como testes psicológicos, inventários, dentre outros. Dentre as estratégias usadas para o diagnóstico do TDM, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O diagnóstico TDM não pode ser feito se os sintomas atenderem aos critérios de um episódio misto, no qual coexistiram sintomas de um episódio maníaco e de um episódio depressivo maior.
( ) Dentre dos sintomas, encontram-se: insônia ou hipersonia, agitação ou retardo psicomotor grave o suficiente para ser observado por outras pessoas e sentimento de inutilidade, ou culpa indevida ou excessiva.
( ) No diagnóstico, o terapeuta poderá administrar a HDRS (Hamilton, 1960) ou o BDI-II (Beck et al., 1996) deverá repetir esses instrumentos em um intervalo de alguns meses, para confirmar os avanços deste paciente.
( ) Para cumprir os critérios completos para um episódio depressivo maior, os sintomas do paciente devem causar aflição clinicamente significativa ou prejuízo social, ocupacional ou em outras áreas de funcionamento importante.
( ) Um episódio depressivo maior implica um período de pelo menos duas semanas nas quais a pessoa tem humor deprimido ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades durante o dia, quase todos os dias, acompanhado de pelo menos quatro outros sintomas de depressão presentes todos os dias.
A sequência está correta em 

Segundo Barlow (2009), os transtornos por uso de álcool são um grupo heterogêneo de problemas que varia, em sua gravidade, desde o estudante universitário bebedor pesado e que, ocasionalmente, falta à aula até a pessoa com alcoolismo grave crônico, que vivencia as sérias consequências que a bebida tem em termos sociais e de saúde. Sobre o diagnóstico e as definições dos problemas com álcool, analise as afirmativas a seguir.
I. Para ser diagnosticado como dependente de álcool, um indivíduo deve cumprir, pelo menos, três dos setes critérios relacionados à falta de controle, tolerância física e abstinência física.
II. Embora a prevalência dos transtornos por uso de álcool seja maior em homens do que em mulheres e em adultos mais jovens do que nos mais velhos, é relevante considerar também que esses problemas afetam, em maior proporção, indivíduos de grupos de classes sociais de maior vulnerabilidade social.
III. As abordagens contemporâneas do diagnóstico dos problemas com álcool são baseadas em um constructo hipotético – a “síndrome de dependência de álcool” – uma constelação de padrões e problemas de comportamento que é resultado da bebida e que hipoteticamente constituem uma entidade diagnóstica.
Está correto o que se afirma em 

Segundo Dalgalarrondo (2008), embora muitos autores utilizem os termos ansiedade e angústia como sinônimos, cabe ressaltar que ambos apresentam diferenças. Em relação às diferenças entre angústia e ansiedade, analise as afirmativas seguir.
I. A ansiedade é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro e inquietação interna desagradável.
II. O termo angústia relaciona-se diretamente à sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão e sufocamento.
III. A angústia assemelha-se muito à ansiedade, tendo conotação menos corporal e mais relacionada ao presente.
IV. Do ponto de vista existencial, a ansiedade tem significado mais marcante, é algo que define a condição humana; trata- -se de um tipo de vivência pesada; porém, fundamental.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis