Questões de Psicologia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da CESPE / CEBRASPE

A respeito de processos de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.

As variações do desempenho de uma pessoa ao longo do tempo são denominadas critério dinâmico, pois os padrões de avaliação sempre se modificam com a passagem do tempo.

A respeito de processos de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.

Em avaliação de desempenho, critérios são padrões de referência por meio dos quais é possível julgar o desempenho de pessoas. Porém, muitas vezes, os critérios são imperfeitos — contaminados por variáveis estranhas e não-controláveis pelo indivíduo avaliado, sem validade de conteúdo e de construto.

#Questão 136579 - Psicologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, SGA/DF, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes, à luz dos princípios da psicoterapia comportamental cognitiva em grupo.

O trabalho descrito no texto é compatível com os princípios metodológicos de intervenção em grupo.

#Questão 136582 - Psicologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, SGA/DF, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas

Um executivo, saindo de viagem para sua reunião mensal de diretoria, subia as escadas do avião para o embarque quando sentiu falta de ar e dor desconhecida no peito, que rapidamente se somou com taquicardia, sensação de sufocamento, vertigem e desrealização, tremores, sudorese excessiva e sensação de desmaio iminente. Essas respostas duraram aproximadamente 5 minutos, ao final dos quais o executivo notou parestesia em torno dos lábios e nas extremidades. Ele viajou muito apreensivo, mas, ao chegar ao destino, estava bem e continuou a rotina prevista, atribuindo o mal-estar à noite mal dormida e à rotina de trabalho extenuante. Ao retornar à sua cidade, voltou a sentir taquicardia, sudorese, dor no peito, desrealização e sufocamento assim que se aproximou do balcão de check-in. Desta vez, ele desistiu do vôo, alugou um carro com motorista e fez a viagem de volta sem sentir nada. Desde então, ele não voa mais, mas os sintomas se repetem aproximadamente a cada semana e ele está considerando deixar a empresa onde trabalha. Ele já não usa elevadores, não entra em shoppings, restaurantes, cinemas nem teatros. Ao visitar o cardiologista, foi encaminhado ao psiquiatra, que diagnosticou transtorno do pânico com agorafobia, o medicou e o encaminhou para um terapeuta comportamental cognitivo.

Considerando o caso hipotético apresentado acima, julgue os itens seguintes.

A hiperventilação, comum em casos de pânico, é considerada um desencadeador e deve ser controlada por meio de treino respiratório.

#Questão 136584 - Psicologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, SGA/DF, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas

Mário tem 48 anos de idade, é doutor em administração de empresas e ocupa cargo de alta responsabilidade e de grande poder de decisão na empresa em que trabalha. Geralmente, Mário bebe meia garrafa de vodka por dia e fuma duas carteiras de cigarro, sem que isso afete a qualidade de seu trabalho. Nos finais de semana, ele bebe até duas garrafas de destilados e fuma três carteiras de cigarro por dia. Na sala de trabalho, Mário tem sempre alguma bebida especial para oferecer a seus clientes e amigos. Sua primeira dose foi um cálice de vinho servido pelo pai quando Mário tinha 12 anos de idade. Atualmente, ele ingere apenas bebidas destiladas, com preferência por vodka e cachaça. Mário chega ao trabalho em torno de meio-dia, almoça por volta de 14 h e não tem hora para sair à noite, mas antes de ir para casa costuma passar em seu restaurante preferido e sempre toma uma última dose— segundo ele, para dormir bem. Quando foi operado de uma fratura sofrida em uma partida de tênis, Mário foi hospitalizado e mostrou-se bastante colaborativo, mas, no terceiro dia de internação, tornou-se irritado, inquieto, confuso e muito decidido a sair do hospital. Acabou forçando a alta após assinar termo de responsabilidade, e foi para casa. Dois dias depois, ele estava falante e sociável como sempre.

Considerando o caso hipotético apresentado acima, julgue os itens a seguir.

Provavelmente, a bebida foi um reforçador inicialmente positivo para Mário, tornada depois um reforçador negativo pelo menos em parte das vezes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis