Questões de Psicologia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Psicologia da CESPE / CEBRASPE

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

A atribuição de causalidade pelo fracasso escolar feita pela própria criança é o dado mais relevante entre todos que precisam ser avaliados.

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

Práticas psicomotoras podem ser bem-sucedidas na intervenção junto a essa criança, porque suas técnicas se aplicam tanto à esfera educativa quanto terapêutica, promovendo a prevenção primária, secundária e terciária.

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

É possível que a criança seja portadora de déficit da atenção com hiperatividade ou dislexia, ou ambos, porque a disortografia e os outros dados disponíveis sobre ela são compatíveis com as três possibilidades.

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

A avaliação desse caso deve incluir, entre outros, o tipo de organização, a quantidade e a qualidade do material didático utilizado na sala de aula, o local onde a aluna se senta, a disposição das carteiras e a qualidade da interação do professor com a aluna.

De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.

A avaliação da criança com dificuldade de aprendizagem deve considerar possíveis causas naturais, como inadequação metodológica, padrão pedagógico da escola e existência de conflitos na família do aluno, além de possíveis causas secundárias a patologias de base, como deficiência mental ou visual.

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