Questões de Psicologia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da CESPE / CEBRASPE

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

É adequado incluir noções de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem no treinamento da mãe (ou do cuidador primário) para que ela saiba diferenciar comportamentos considerados normais ao longo do desenvolvimento e comportamentos que merecem atenção profissional.

De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.

Predomina hoje entre os principais desenvolvimentistas a concepção de que o individuo é agente de seu próprio desenvolvimento, modificando o ambiente e sendo modificado por ele. A interação do organismo com ambiente favorece ou limita o potencial biológico de cada indivíduo.

Considerando a relevância da intervenção psicológica junto a estudantes e suas famílias, julgue os itens a seguir de acordo com os modernos recursos e conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento humano e de aprendizagem.

De acordo com Brofenbrenner, o desenvolvimento da criança acontece a partir de sua interação com o contexto proximal e distal, onde se desenvolvem as competências necessárias à sobrevivência naquele meio. Isso explica a resiliência e os comportamentos sadios encontrados em muitas crianças que vivem em situação de rua.

Considerando o texto I, julgue o item abaixo.

O texto ilustra as duas possibilidades de resolução da oitava fase do desenvolvimento humano prevista por Erick Erikson, cujos componentes são integridade e desespero.

Julgue os itens a seguir, com base no segundo parágrafo do texto II.

Jovens que adotam comportamentos delinqüentes durante a adolescência serão adultos criminosos porque, segundo Erik Erikson, a identidade se define conforme as escolhas e papéis assumidos na adolescência.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis