Questões de Psicologia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da CESPE / CEBRASPE

A definição de características estruturais de uma organização depende, de modo geral, de dois grandes mecanismos: a divisão e a coordenação. Acerca do conceito de organizações, estruturas, processos e dinâmica, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, as microempresas familiares são exemplos de estruturas organizacionais pré-burocráticas, pois são pouco complexas, com baixo grau de departamentalização, pouca formalização e ampla esfera de controle.

A definição de características estruturais de uma organização depende, de modo geral, de dois grandes mecanismos: a divisão e a coordenação. Acerca do conceito de organizações, estruturas, processos e dinâmica, julgue os itens que se seguem.

Quanto maior for o nível de diferenciação ou de especialização de uma organização, maior será a complexidade de sua estrutura.

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O argumento apresentado no texto acima justifica a interdisciplinaridade em vez da multidisciplinaridade em psicologia da saúde.

Um senhor de 45 anos de idade, divorciado há dois meses, desempregado, foi levado ao pronto-socorro após ingerir 15 mg de alprazolam. Apresentava história de tentativa de suicídio antes dos 25 anos de idade, após o término de uma relação. Apresentava ideação suicida e dizia que já sabia como se matar. Tinha intolerância a frustrações, baixo limiar para descarregar agressão, propensão marcante para culpar os outros e indiferença aos sentimentos alheios.

Tendo por referência o caso apresentado acima, julgue os itens seguintes.

Estima-se que 5% dos pacientes com transtorno de personalidade anti-social têm tendência para cometerem suicídio.

Um homem de 40 anos de idade, após ter esfaqueado a sua mulher, foi levado por policiais ao pronto-socorro. Entrou no setor de atendimento cambaleando, com freqüência cardíaca de 110 bpm e com hipertensão. Estava com sudorese, trêmulo e tinha dificuldade para relatar a história. Ele admitiu insônia nas últimas duas noites e disse que via uma cortina do consultório como um fantasma. Disse, ainda, que era alcoólatra desde os 19 anos de idade, mas que não tinha bebido nada há quatro dias.

A partir do caso relatado acima, julgue os itens que se seguem.

Suponha que a embriaguez fosse motivada por caso fortuito ou força maior que diminuísse mas não abolisse, ao tempo da ação ou da omissão, a capacidade de entender o caráter ilícito do fato de acordo com esse entendimento (não possuía capacidade plena). Nesse caso, haveria redução facultativa da pena.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis