Questões de Psicologia da ADM&TEC

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Listagem de Questões de Psicologia da ADM&TEC

#Questão 1060962 - Psicologia, Psicologia da Educação, ADM&TEC, 2022, Prefeitura de Lajedo - PE, Professor de Ensino Fundamental II - História

Analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com diversos autores, a maior parte dos comportamentos e conhecimentos dos indivíduos é aprendida ao longo do seu processo de desenvolvimento. Assim, todo conhecimento produzido em qualquer época, em qualquer área, traz consigo uma clara concepção do homem.

II. A Psicologia transforma a aprendizagem em um processo a ser investigado cientificamente e, por esse motivo, é natural que existam muitas questões inefáveis e irrelevantes para os teóricos da aprendizagem, tais como: Qual o limite da aprendizagem? Qual a participação do aprendiz nesse processo? Qual a natureza da aprendizagem? Essas questões reduzem a temática do ensino e da aprendizagem a uma simples variável do desenvolvimento humano.

III. A aprendizagem se caracteriza pela aquisição de novos comportamentos, que são incorporados ao repertório individual de cada ser, que deverá apresentar capacidades e habilidades para adquirir comportamentos novos, através da aprendizagem, ou modificar comportamentos anteriormente já adquiridos.

Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 1060963 - Psicologia, Behaviorismo, ADM&TEC, 2022, Prefeitura de Lajedo - PE, Professor de Ensino Fundamental II - História

Analise as afirmativas a seguir:

I. Nas Teorias do Condicionamento, verifica-se a aprendizagem por suas consequências comportamentais. Elas enfatizam as condições ambientais como força propulsora da aprendizagem numa conexão entre um estímulo e uma resposta.

II. Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é simples e há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros etc.

III. A aprendizagem cognitiva traz consigo formas de aprendizagem complexas, nas quais a percepção, a compreensão de relações significativas e o conhecimento são críticos.

Marque a alternativa CORRETA: 

Analise as afirmativas a seguir:


I. A violência psicológica, na perspectiva da Gestalt-terapia, é aquela realizada contra a pessoa idosa mediante o uso de ataques físicos e do impedimento arbitrário de trabalhar. Esse tipo de violência, para os estudiosos dessa escola, compreende apenas as ações que geram danos físicos ou financeiros à vítima.

II. Dentro da terapia Gestalt, o paciente é impedido de explorar suas próprias experiências, sendo encorajado a não falar sobre suas experiências, suas emoções e seus problemas, os quais devem se manter ocultos e inexplorados.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, um diagnóstico baseado nos rótulos nosológicos oriundos da psiquiatria clássica, sem uma compreensão psicodinâmica, de nada serve ao propósito do diagnóstico gestáltico, uma vez que facilita e viabiliza uma melhor percepção do processo e do indivíduo.

II. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a grande maioria das crianças não deveria experienciar situações de aprendizagem e introjeção de padrões diante de familiares. Ou seja, para os estudiosos dessa escola filosófica, a criança desenvolve-se a partir de suas relações sociais, não familiares.


Marque a alternativa CORRETA: 

A (in)visibilidade da violência psicológica na infância e adolescência no contexto familiar

(trecho de artigo adaptado)


Estudiosos (7,8) no desenvolvimento psicológico infantil mostram que a violência psicológica acarreta ataques ao ego da criança, com sérios danos e distorções introduzidos em seu mapa psicológico sobre o mundo. Com essa perspectiva, Garbarino et al. (7) elencaram cinco importantes comportamentos parentais tóxicos do ponto de vista psicológico infantil para auxiliar na detecção deste abuso: rejeitar (recusar-se a reconhecer a importância da criança e a legitimidade de suas necessidades), isolar (separar a criança de experiências sociais normais impedindo-a de fazer amizades, e fazendo com que a criança acredite estar sozinha no mundo); aterrorizar (a criança é atacada verbalmente, criando um clima de medo e terror, fazendo-a acreditar que o mundo é hostil); ignorar (privar a criança de estimulação, reprimindo o desenvolvimento emocional e intelectual) e corromper (quando o adulto conduz negativamente a socialização da criança, estimula e reforça o seu engajamento em atos antissociais). Outra contribuição deste autor refere-se ao contexto cultural e social onde ocorre a violência, sendo consenso de que o reconhecimento de maus-tratos psicológicos depende substancialmente do contexto em que se está inserido. Nessa linha, o reconhecimento de maus-tratos psicológicos será efetuado quando comunicar uma mensagem cultural específica de rejeição ou prejudicar relevante processo de socialização e desenvolvimento psicológico (7,8).

Diferentes ângulos têm sido adotados pelos autores ao estudarem violência psicológica na infância. O'Hagan (9) e Brassard et al. (10) focalizam a conceituação dos maustratos psicológicos durante o desenvolvimento infantil no comportamento dos pais, em que esses repetidamente convencem a criança de que ela é a pior, que não é amada, querida, ou que seu único valor é comparado com a necessidade dos outros.

Jellen et al. (11) sinalizam que a violência psicológica tem sido considerada como ponto central do abuso infantil e da negligência. Claussen et al. (12) afirmam que a violência psicológica pode causar mais danos no desenvolvimento infantil do que a violência física.

Os possíveis efeitos, na criança, da convivência com violência psicológica são enumerados por vários estudiosos, tais como: incapacidade de aprender, incapacidade de construir e manter satisfatória relação interpessoal, inapropriado comportamento e sentimentos frente a circunstâncias normais, humor infeliz ou depressivo e tendência a desenvolver sintomas psicossomáticos (3,6,7,8).


(Disponível em: http://bit.ly/2Ktv9gk). 
Leia o texto 'A (in)visibilidade da violência psicológica na infância e adolescência no contexto familiar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Claussen et al. afirmam que a violência psicológica não costuma causar mais danos no desenvolvimento infantil, pois esse é um prejuízo exclusivo da violência física, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.

II. O'Hagan e Brassard et al. focalizam a conceituação dos maus-tratos psicológicos durante o desenvolvimento infantil no comportamento dos professores, em que esses repetidamente convencem a criança de que ela é a pior, que não é amada e querida, ou que seu único valor é comparado com a necessidade dos outros, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.

Marque a alternativa CORRETA:

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