Questões sobre Trabalho em equipe

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As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.

O desafio estrutural à prática clínica ampliada ocorre quando, nas organizações hospitalares e ambulatoriais, uma mesma enfermaria é comandada por vários gerentes, que não estão obrigados a se compor em colegiados ou a coordenar e integrar seus planos de trabalho, o que contribui para diluir a responsabilidade sanitária pelos casos acompanhados.

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.

É comum ao profissional que atua em equipes interprofissionais construir identidade e segurança, desapegando-se da identidade de seu núcleo de especialidade, o que facilita a abertura para a interação inevitável em espaços interdisciplinares.

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.

Trabalhar em equipe na área da saúde de maneira integrada significa estabelecer conexões entre os distintos processos de trabalho, fundamentando-se em certo conhecimento sobre o trabalho do outro e na valorização das contribuições deste na produção de cuidados.

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.

Para que a interdisciplinaridade ocorra de fato e contribua para aumentar a eficácia das intervenções, é importante não somente facilitar a comunicação entre distintos especialistas e profissionais, como também montar um sistema que produza um compartilhamento de responsabilidades pelos casos e pela ação prática e sistemática conforme cada projeto terapêutico específico.

          O Programa de Promoção do Crescimento e Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma equipe interprofissional, julgue os itens de 56 a 64.

O atual estágio de conhecimento sobre equipes interprofissionais permite considerar que nenhum especialista, de modo isolado, poderá assegurar uma abordagem integral dos problemas de saúde, que exige ampliação do trabalho clínico e sanitarista.

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