Questões sobre Tipos de Psicoterapia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Tipos de Psicoterapia

Em uma equipe de cuidados básicos à saúde, um psicólogo participa de um programa que atende grupos de gestantes tabagistas, obesas e alcoolistas. Acerca do trabalho do psicólogo e das patologias tratadas nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Os três grupos de pacientes podem necessitar de tratamento medicamentoso imediato para essas mesmas condições clínicas e, nesse caso, o psicólogo deve adiar sua intervenção até que o tratamento médico seja concluído.

Em uma equipe de cuidados básicos à saúde, um psicólogo participa de um programa que atende grupos de gestantes tabagistas, obesas e alcoolistas. Acerca do trabalho do psicólogo e das patologias tratadas nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Nesses casos, o tratamento dispensado pelo psicólogo é de intervenção secundária.

Oswaldo Barros Santos, em sua obra Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia, relata que, na ação terapêutica, o psicólogo ouve o cliente mantendo atitudes não críticas, facilitando sua expressão. O cliente expõe seus problemas e o psicólogo usa várias intervenções, tais como repetição, sumário e proposição de questões, esperando que o problema seja devidamente enquadrado em hipóteses prováveis. Essa fase pode durar uma ou mais sessões, na medida em que seja necessário chegarem, psicólogo e cliente, a uma estruturação formal dos problemas a enfrentar. Essa fase é denominada de

Considerando a abordagem das psicoterapias dinâmicas breves, julgue os próximos itens.

As psicopatologias leves de começo recente são as mais recomendadas para a psicoterapia breve. Esse tratamento é contra-indicado para as psicopatologias de antiga data, mesmo as relativamente graves, para as quais somente as intervenções psicoterápicas de longa duração serão eficazes.

A reforma psiquiátrica marcou uma mudança no tratamento do sujeito com transtorno mental, que vai além da intervenção medicamentosa e do regime de exclusão física e social. Atualmente, as diferentes modalidades de tratamento visam não somente à ausência de sintomas produtivos ou a evitação de hospitalizações, mas primordialmente permitir um viver mais humano e integral. Com freqüência a crise psicótica é precedida por sinais identificados ou como mudanças observáveis no comportamento do sujeito, ou como transformações subjetivas, nos seus pensamentos e emoções. Tais alterações na experiência subjetiva e no comportamento manifesto que podem anteceder a crise franca são designadas como sintomas prodrômicos. Tanto o paciente como seus familiares podem ser orientados a observar e a solicitar ajuda aos primeiros sinais da recaída psicótica. Nessa concepção, o próprio sujeito e a família são peças fundamentais para a compreensão do fenômeno psicótico e seu tratamento, pois têm um conhecimento vivencial de suma importância, a ser valorizado e transformado em instrumento de tratamento.

Assinale a opção que apresenta um objetivo de um projeto de trabalho em desacordo com o pressuposto acima relatado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis