Questões sobre Psicoterapias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicoterapias

#Questão 1057741 - Psicologia, Psicoterapias, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Neuropsicologia

“Discorrer sobre as origens da reabilitação cognitiva pode facilitar o raciocínio clínico do terapeuta, uma vez que se trata de um tema que comporta um conglomerado de conhecimentos oriundos de diferentes vertentes filosóficas, sociais e científicas.”
Abrisqueta-Gomez & Silva, 2016.
Assinale a alternativa correta de acordo com a constatação citada.

Para pacientes que sofrem de transtornos alimentares, disfunções sexuais, autismo e transtorno do pânico, qual é a abordagem terapêutica mais adequada?

Pedro, 20 anos, em psicoterapia há três anos, chegou à sessão contando que estava prestes a ter um comportamento repetitivo e prejudicial, quando “teve certeza do que o terapeuta iria dizer” e mudou de atitude. Questionando sobre o que lhe parecera isto, pensou um pouco, riu e disse que já sabia reconhecer dentro de si mesmo o que fazia. Depois de um silêncio em um tom triste, falou de seus sentimentos quando saíra do colégio para entrar na faculdade. Era o que tinha desejado, mas deixar os colegas de tantos anos, com quem “passaram tantas coisas”, não tinha sido fácil, mesmo que ainda continuasse amigo de muitos deles. Em contexto terapêutico, o caso hipotético mencionado anteriormente está retratando: 

As psicoterapias breves são terapias de objetivos limitados, cuja meta fundamental é tornar consciente o inconsciente. O foco aparece, então, como orientador de toda teoria e condição essencial de eficácia em psicoterapia breve. Sobre a Psicoterapia Breve, julgue as afirmativas a seguir:
I.Na Psicoterapia Breve, procura-se resolver a queixa do paciente ou um conflito predominante. II.Dentro da modalidade de Psicoterapia Breve, existem várias técnicas, diferentes entre si pelas intervenções psicoterapêuticas e pela natureza das mudanças que almejam. III.A Psicoterapia Breve lida com o aqui e o agora, ajudando o paciente a entender e a lidar com a realidade que se apresenta.

Qual(is) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?

A história da psicoterapia tem percorrido um longo e complexo caminho à procura de uma definição que contemple sua natureza e essência, envolvendo, necessariamente, os básicos elementos de sua constituição: a relação terapeutacliente-mundo. Sobre a prática da psicoterapia, analise as afirmativas a seguir:
I. Etimologicamente, psicoterapia (do grego therapeia, therapeuein) significa "cura, iniciação, método, ato de curar, tomar conta", assim, entre outros significados, psicoterapia seria "cura da alma". lI. A psicologia foi se transformando em ciência que estuda o comportamento humano, e a psicoterapia em método para acessar as profundezas da mente humana - e não apenas algo destinado aos considerados classicamente doentes. A psicoterapia vai deixando de ser um conhecimento iniciático, para o bem dos doentes, para se transformar numa resposta para todo aquele que desejasse um maior e mais profundo conhecimento de si mesmo. IlI. O que interessa na psicoterapia não é simplesmente atenuar aflições psíquicas em caso de experiências dolorosas, é fazer frente aos problemas psíquicos através do contato psíquico ... A psicoterapia propõe alcançar um desenvolvimento psiquice através do contato interpessoal que permite ao paciente dominar, mais tarde, dificuldades semelhantes, sem a ajuda do médico terapeuta. IV. A psicoterapia não nasce da medicina, não foi dada aos psicólogos pela "generosidade" dos médicos ou da medicina. Na razão em que a psicologia foi se apropriando do seu campo específico de trabalho, se constituindo às suas próprias custas, a medicina e/ou os médicos se viram incompetentes para atuar no campo da psicologia e foram, de algum modo, obrigados a "dar a César o que era de César".
É correto o que se afirma

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis