Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

Segundo o DSM-5, o termo alternativo usado em referência a um padrão de dificuldades de aprendizagem, caracterizado por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, problemas, de decodificação e dificuldades de ortografia, denomina-se: 

A Covid longa pode se associar a várias condições de sofrimento psíquico, que incluem: (a) trauma médico, como reação aguda ao estresse e estresse pós-traumático relacionados ao enfrentamento da doença; (b) déficits cognitivos, (c) fadiga e depressão, (d) estresse social e (e) ansiedade associada à doença. Nesse sentido, Profissionais de Psicologia podem ser procurados para realização de tratamentos psicológicos. Ao encontro disso, são métodos baseados em evidências, com resultados expressivos, para as condições apontadas:

I-Treinamento de Habilidades de Enfrentamento para Redução de Ansiedade e Terapia Cognitivo-Comportamental Focada no Trauma.
II-Aumento gradual da prática de atividades físicas e Ativação Comportamental Focada em Atividades Sociais.
III-Hipnoterapia e Terapia de Aceitação e Compromisso.

É CORRETO o que se afirma em: 

Estima-se que durante o tempo pandêmico, os níveis de ansiedade da população brasileira sofreram aumentos estatisticamente consideráveis. Ao encontro disso, no tocante à fisiopatologia do transtorno de ansiedade, especialmente quanto aos aspectos neurobiológicos, destaca-se o papel central que a amígdala desempenha na ocorrência desse transtorno (SILVA et al., 2021). Isso posto, é CORRETO afirmar que:

I-As conexões entre a amígdala e o córtex cingulado anterior e o córtex orbitofrontal produzem uma hipoexcitação e um sentimento de medo.
II-As conexões entre a amígdala e o hipotálamo podem levar à excitação do eixo hipófise-hipotálamo-suprarrenal, culminando em uma diminuição crônica e sustentada do cortisol.
III-As conexões entre a amígdala e o locus coeruleus podem levar à alteração da frequência cardíaca e da pressão arterial e entre a amígdala e o núcleo parabraquial podem suscitar uma elevação da frequência.

É CORRETO o que se afirma em:

A constatação de que existem critérios valorativos na avaliação de estados normais e patológicos levou Canguilhem a formular que “a anomalia pode transformar-se em doença, mas não e? em si doença”. Para o autor, o que define a fronteira entre a anormalidade e a patologia:

Fernanda, psicóloga com formação em neuropsicologia, está designada para realizar uma avaliação neuropsicológica utilizando como recurso uma bateria neuropsicológica básica. Assinale a alternativa CORRETA na característica que essa bateria de avaliação neuropsicológica precisa ter: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis