Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

#Questão 951757 - Psicologia, Psicopatologia, FGV, 2023, MPE-SP, Analista de Promotoria - Psicólogo

Júlia, 8 anos, tem o sono agitado por pesadelos sobre morte, perdeu o interesse pela escola e tem reações de sobressalto a qualquer discussão, isso desde que viu seu pai atacando sua mãe com um facão. 
Com fundamento no DSM V, considerando os critérios para o diagnóstico do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), assinale a afirmativa correta.

#Questão 951799 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Psicologia

Os transtornos neurocognitivos são aqueles que surgem a partir do envelhecimento, especificamente a partir dos 50 anos, embora mais raros nessa faixa etária, e mais prevalentes após os 65 anos. Sobre os transtornos neurocognitivos, assinale afirmativa correta.

#Questão 951800 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Psicologia

A avaliação do paciente e as respectivas funções psíquicas podem se pautar na ordenação das vivências psicopatológicas em ancoragens ou transfundos e em sintomas específicos ou emergentes. Em relação à ancoragem e aos sintomas específicos, assinale a afirmativa correta. 

#Questão 951802 - Psicologia, Psicopatologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Psicologia

O caso hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

Joana, 70 anos, dona de casa, ensino fundamental completo, é viúva, possui três filhos, sendo dois homens, João e Pedro, e uma mulher, Juliana. Todos casados e residentes em cidades distintas da que reside a mãe, a pelo menos 40 km. Os filhos a visitam pelo menos uma vez por mês e procuram alternar as datas de modo que Joana não fique por muito tempo sem vê-los. Porém, a visita recente do filho mais velho (João), o fez notar algumas diferenças em Joana. Quando ele a perguntou como tinha sido a semana, ela disse: “fui naquele homem; ele me deu alguns remédios, agora eu vou ter que tomar isso p’ra aquilo. Ele falou que isso vai me ajudar a fazer as coisas, a mexer melhor naquelas coisas. Quando minha irmã (Juliana, a filha) chegar, eu vou falar para ela colocar o lobo na mesa e passar o café p’ra você. E... oh... antes de você ir embora, pega o tapix e deixa seu número de telefone, que eu vou discar p’ra você”. João estranhou as expressões da mãe e recorreu aos irmãos; perguntou se notaram alterações em sua mãe. Juliana relatou que ela (Joana) saiu de casa, afirmando que ia comprar ovos e chegou com sabão, enquanto Pedro disse que ela chamava seu filho (neto de Joana) o tempo todo de José, marido falecido e pai dos filhos de Joana. Os três resolveram acompanhar a mãe ao médico para compreender o que se passava. 


Embora haja pequenas divergências entre os manuais de classificação diagnóstica, a CID geralmente recomenda pelo menos dois domínios comprometidos para o diagnóstico de casos como o de Joana. Considerando isso, o diagnóstico provável é:

Maria das Dores, uma senhora de 62 anos de idade, chegou na UPA acompanhada pelo único filho de 30 anos de idade. Ao ser acolhida, aparentava sofrimento, mas não conseguia se expressar claramente, apresentando um discurso desorganizado. O rapaz, que já não morava mais com a mãe, relatou que seu comportamento já era estranho, mas piorou muito nos últimos tempos. Relatou que ela escutava vozes que a assustavam, não se cuidava mais, às vezes ficava dias sem tomar banho, e sempre que a visitava, dizia que havia uma pessoa escondida em sua casa, a observando. Somado a esse relato, a equipe observou que Da. Maria estava mesmo muito magra e com um aspecto descuidado.
Para o atendimento à Da. Maria, são importantes os sinais e sintomas apresentados, que deverão ser melhor pesquisados para um psicodiagnóstico.
Nesse contexto, é correto afirmar: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis