Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

Segundo o DSM-5, conforme suas características diagnósticas, um _________ é diagnosticado quando a produção da fala não ocorre como esperado, de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da criança, e quando as deficiências _________ consequências de prejuízo físico, estrutural, neurológico ou auditivo. Entre crianças com desenvolvimento típico, aos _________ anos de idade, a fala geral deve ser inteligível. Aos 2 anos, somente 50% pode ser passível de compreensão.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

Em uma reunião de equipe pedagógica, a professora trouxe para discussão o caso de dois alunos de sua classe, que não prestam atenção na aula, brigam constantemente, são dispersos e não conseguem terminar as tarefas. Assim, expôs sua suspeita de um transtorno de déficit de atenção, a ser melhor pesquisado.
Nesse sentido, são alterações de atenção que podem ocorrer no transtorno de déficit de atenção: 

Considerando a abordagem neurobiológica e multidisciplinar dos transtornos de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e F as falsas.
(???) A investigação da história familiar numa avaliação psicológica permite detectar fatores familiares ou hereditários que podem estar na origem ou contribuírem para os problemas de aprendizagem da criança.
(???) Os testes projetivos e gráficos como CAT – Teste de Apercepção Temática e o Rorscharch são instrumentos de avaliação psicológica utilizados para investigação da capacidade cognitiva e de desenvolvimento psicomotor da criança.
(???) As capacidades cognitivas e afetivas e as dificuldades e conflitos de personalidade do indivíduo podem ser detectadas com a utilização de anamnese e instrumentos psicométricos e projetivos em uma avaliação psicológica.
(???) As primeiras experiências do bebê e suas relações vinculares de afeto com a mãe são os fatores determinantes para o aprendizado e desenvolvimento saudável de uma criança.
Assinale a sequência correta.

Dentre as muitas questões concernentes aos estudos da psicopatologia, levantadas na obra do psiquiatra martinicano Frantz Fanon (1925-1961), está a sua abordagem singular do fenômeno do sofrimento psíquico e do adoecimento psicopatológico. Dadas as afirmativas acerca do pensamento de Frantz Fanon em relação aos fenômenos psicopatológicos
  I. O mundo branco adoece o negro por meio da experiência sistemática da discriminação.  II. É resultado de uma psicopatologia individual que se inscreve num complexo edipiano. III. Procurava desvencilhar-se de saberes e dispositivos psíquicos de cuidado das culturas tradicionais. IV. O sofrimento psíquico próprio à loucura é a expressão de uma exclusão social mais profunda.
verifica-se que estão corretas apenas 

O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) é um sistema diagnóstico e estatístico de classificação dos transtornos mentais, segundo o modelo categorial, destinado à prática clínica e à pesquisa em psiquiatria, elaborado pela American Psychiatric Association  (APA). A última versão do manual, o DSM-V, data do ano de 2013. Dadas as afirmativas acerca do DSM-V,
  I. Com o advento do DSM-V e a consolidação da nomeação em série e em larga escala do sofrimento psíquico, a saúde mental assume um novo contorno no cenário atual, uma vez que se instala, de modo significativo, um processo de patologização da existência que culmina com a chamada medicalização da vida, na qual qualquer desvio da ordem estipulada socialmente se torna passível de medicação.  II. Com o advento do DSM-V o foco deixa de ser o discurso biologizante que privilegia descrições especificadas de fenômenos objetivos, trazendo um empobrecimento à lógica diagnóstica, para ancorar-se numa posição que privilegia a escuta do sujeito em sofrimento e, portanto, considera fundamental o saber que este tem sobre si mesmo, para a busca do diagnóstico. III. Os avanços e os detalhamentos das descrições psicodiagnósticas do DSM-V e o aumento de classes e de categorias diagnósticas parecem influenciar a expansão das indústrias farmacêuticas –  ao passo que poderíamos nos perguntar se não seria a própria indústria que influencia as categorias do novo DSM – que se tornaram as novas detentoras do poder controlador do sofrimento psíquico da população, do mal-estar da sociedade e da veiculação midiática.
verifica-se que está/ão correta/s

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis