Questões sobre Psicopatologia

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Listagem de Questões sobre Psicopatologia

De acordo com o DSM-V, o Transtorno de Ansiedade Generalizada − TAG é caracterizado pelo excesso de preocupações que interferem de forma significativa na vida da pessoa e apresenta sintomas relacionados a fadiga, irritabilidade e perturbações do sono. O modelo cognitivo-comportamental pressupõe que esses sintomas

A mãe de Junior, 8 anos, relata que ele é muito birrento e apresenta comportamentos verbais agressivos e manifestações de raiva direcionadas a ela e a outras pessoas de sua convivência, principalmente mediante alguma situação de frustração. Ela relatou à psicóloga que esse comportamento se iniciou há mais de ano e que, exceto nessas situações, Junior é um garoto comportado. A hipótese diagnóstica mais provável é de transtorno

Pedro, 30 anos, constantemente se queixa aos seus familiares e amigos de que suspeita possuir uma doença grave. Tem o hábito de pesquisar na internet sobre características e sintomas das doenças, frequentemente comparece a consultas médicas para realização de check-ups. Todos os seus exames físicos e sanguíneos estão negativos para qualquer diagnóstico. De acordo com o DSM-V, a partir desse relato, a hipótese diagnóstica mais provável é que Pedro sofre de transtorno

Em entrevista, a mãe relata à psicóloga que o filho de seis anos está ingerindo pedras e carvão, em vários momentos do dia, há mais de um mês. A psicóloga questiona sobre hábitos alimentares da família, desenvolvimento cognitivo e saúde mental da criança, não havendo comorbidade para outros transtornos. De acordo com o DSM-V, a hipótese diagnóstica mais provável é

Luiz, 4 anos de idade, acompanhado de sua mãe, compareceu ao ambulatório de saúde mental infanto-juvenil de sua região. A mãe relatou que havia vindo ao ambulatório a pedido da escola, que diz não saber mais como lidar com a criança. “Eles dizem que meu filho não para quieto, não realiza as atividades e não se importa com as outras crianças. Passa boa parte do recreio sozinho, brincando de trem. A professora afirma que ele não brinca nem quer outra coisa…só o bendito desse trem. E disse também que tudo dele é pintado com a cor vermelha. Por vezes, parece que não escuta. Fica no mundo dele. Não reconhece nem as letras do próprio nome” (sic). De acordo com a mãe, esses comportamentos divergem significativamente daqueles que comparecem no âmbito familiar. “Meu filho não parece em nada com esse que relatam. Em casa, brinca com todos os brinquedos, apesar de preferir trens. Desenha e pinta com todas as cores; interage com o irmão; brinca com as crianças do prédio. O que mais me preocupa é que ele segura muito o cocô. Passa 7 dias sem ir ao banheiro. Fica irritado, impaciente, em contrapartida, faz xixi na cama à noite, ao menos uma vez por semana. Demorou a falar. Até hoje, fala umas palavras erradas e troca as letras. Além disso, tem momentos de explosões de raiva. Quando alguma coisa não sai do jeito que ele quer, tem uns acessos de fúria: grita, se joga no chão, bate a cabeça na parede… É um caos. Tentamos não contrariá-lo, pois não sabemos como agir com ele” (sic).

Considerando o caso clínico precedente, o desenvolvimento infantil normal e patológico, o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), julgue os itens que se seguem.

Luiz apresenta um transtorno específico do desenvolvimento das habilidades escolares, que pode ser caracterizado por sua dificuldade de manter a atenção e pelo atraso de fala e troca de fonemas.

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