Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

O luto está incluído no DSM-IV-TR, com o código V62.82, entre as condições que podem ser focos de atenção clínica, embora não configure um transtorno mental. Segundo os critérios para o diagnóstico, não se deve definir depressão relacionada ao luto até que se tenham passado quantos meses desde a perda?

“As alterações afetivas são dominantes. Os delírios e alucinações são fugazes e fragmentários. O paciente se desliga da realidade interna e assume comportamentos imprevisíveis. O afeto é inadequado e, muitas vezes, acompanhado por risos imotivados, caretas, maneirismos e queixas hipocondríacas. O pensamento está desorganizado e o discurso é cheio de divagações e incoerências, parecendo, aos observadores, vazio de sentido e sentimento.” Essa é a descrição de que tipo de Esquizofrenia?

Um discurso repleto de detalhes irrelevantes, que o torna tedioso. A ideia-alvo não é alcançada ou só tardiamente. Decorre de uma incapacidade de síntese, de distinguir o essencial do acessório. Estas são características de que tipo de alteração de pensamento?

Sobre as grandes síndromes psiquiátricas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

( ) No transtorno da personalidade Esquizóide ocorrem déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. 

() No transtorno da personalidade Dependente há excessiva emotividade e busca de atenção, que se manifesta no início da adolescência e está presente em uma variedade de contextos. 

( ) Na esquizofrenia, o déficit de atenção é central. 

() A distimia é uma depressão crônica, geralmente de intensidade moderada, muito duradoura com piora dos sintomas no período da manhã. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos. 

() No centro de todas as neuroses, está o medo. O indivíduo neurótico vive seus conflitos de forma particularmente dolorosa e pessimista.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. As funções mais afetadas nos transtornos psicoorgânicos são: nível de consciência, atenção, orientação, memória, inteligência, linguagem e psicomotricidade.

 II. A avaliação do paciente, em psicopatologia, é feita principalmente por meio do exame psíquico, também chamado exame do estado mental atual.

 III. Geralmente, a desorientação ocorre, em primeiro lugar, em relação ao tempo. Só após o agravamento do transtorno, o indivíduo se desorienta quanto ao espaço e, finalmente, quanto a si mesmo.

IV. As alterações qualitativas do pensamento são as mais importantes em psicopatologia. Compreendem as alterações dos conceitos e do juízo.

V. As vivências psicopatológicas situam-se em duas perspectivas fundamentais: têm-se de um lado, os transfundos das vivências psicopatológicas, que discriminam-se em dois tipos básicos: os estáveis e os momentâneos. E de outro, os sintomas emergentes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis