Questões sobre Psicologia Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Escolar

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Como psicólogo clínico, o profissional do serviço de psicologia da escola deverá atender os alunos a ele encaminhados para avaliação individual, já prevenido sobre a questão do conflito da adolescência com a autoridade.

Os psicólogos entendem a personalidade como um conjunto de traços e características singulares. Os psicólogos procuram conhecer a personalidade de seus alunos pois:

A prevenção da doença mental sugere que a escola seja um local de promoção da saúde física e mental. Facilitando o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o desenvolvimento da personalidade normal. Como conclusão, na escola, docentes e discentes devem estudar assuntos que envolvam os temas:

O Psicólogo Escolar dispõe de uma grande variedade de instrumentos para ajudá-lo a realizar uma completa avaliação individual. Para avaliar o funcionamento cognitivo, ele conta com Testes de Inteligência, onde o escore é representado pelo Quoeficiente Intelectual (Q. I),que significa:

Marcos, com 9 (nove) anos, foi encaminhado para um serviço municipal cujo objetivo é erradicar o trabalho infantil. Marcos relatou que há um ano abandonou a escola e que, na época em que a freqüentava, não aprendia as operações mais simples de matemática, e que seus professores consideravam que ele tinha dificuldades de concentração e de memorização. Atualmente, Marcos vende balas nas ruas, mostrandose capaz de rapidamente calcular preços, fazer o troco e negociar abatimentos para quem compra grandes quantidades. Um psicólogo que adote uma perspectiva que não naturalize o fenômeno psicológico poderá avaliar da seguinte forma a situação de Marcos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis