Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

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Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Dois amigos com 13 anos de idade cada, Pedro e Paulo, estudam na mesma escola, moram na mesma rua e freqüentam os mesmos lugares. Ambos gostam de música baiana e de forró, ajudam as mães com pequenos serviços domésticos e têm garotas como o assunto preferido de suas conversas com amigos. Pedro tem 1,70 m, buço desenvolvido, algumas espinhas pelo rosto e voz grave. Paulo tem 1,55m, rosto limpo e impúbere, voz de criança e, na escola, sempre tem notas mais baixas que as de Pedro.

Acerca do desenvolvimento dos dois jovens citados na situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.

Pedro passou ou está passando pelo estirão da adolescência.


Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

A proximidade entre a mãe e a criança favorece o fortalecimento do vínculo afetivo entre elas, mesmo quando esta mãe é uma adolescente.

Julgue os itens a seguir, relativos às competências interpessoais gerenciais necessárias às relações humanas profícuas.

A habilidade de comunicação é a essência das relações humanas. Na comunicação verbal, é preciso criar empatia com os ouvintes. O emissor da mensagem deve colocar-se no lugar do receptor; deve ser sensível às necessidades, percepções, atitudes e emoções desse receptor.

Um homem de 42 anos de idade buscou o serviço de psicologia com queixas de relacionamento familiar ruim, incluindo brigas freqüentes, com gritos e agressões verbais, tendência ao alcoolismo e ao uso de drogas ilícitas. Durante a entrevista inicial, foi observado que ele roía unhas, movimentava braços e pernas na cadeira, tinha um tique na boca e evitava contato olho a olho.

Na situação apresentada acima, julgue os seguintes itens, sob os diferentes enfoques teóricos.

De acordo com a teoria freudiana, parte da energia libidinosa do paciente está sendo utilizada para satisfazer atividades da fase oral não-satisfeitas ou satisfeitas em excesso durante os dois primeiros anos de vida.

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

É adequado incluir noções de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem no treinamento da mãe (ou do cuidador primário) para que ela saiba diferenciar comportamentos considerados normais ao longo do desenvolvimento e comportamentos que merecem atenção profissional.

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