Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Segundo Piaget, o processo de desenvolvimento cognitivo pode ser definido como um passo progressivo e continuado de níveis de equilíbrio inferiores a níveis superiores nos intercâmbios cognitivos entre os indivíduos e o meio. Esse mecanismo de equilibração é possível devido ao

Conforme a teoria de Piaget analise as afirmativas abaixo:

I) Para Piaget, o conhecimento da criança é construído, isto é, a inteligência é construída num processo de interação ativa da criança com o mundo externo.

II) O pensamento deriva da ação da criança sobre o meio em que vive, Piaget não compartilha da ideia de que a inteligência é apenas um traço hereditário (inatismo) ou apenas influência de estímulos externos (empirismo).

III) Após o nascimento, a criança inicia um processo de adaptação, através de assimilação e acomodação, que são os processos básicos de formação de estruturas de pensamento.

IV) Piaget entende assimilação como a incorporação de elementos novos a estruturas já existentes, e acomodação toda modificação dos esquemas de assimilação, por influência de situações exteriores.

Considerando as informações acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

Nos princípios e condições de aprendizagem, um modelo de desenvolvimento refere-se a conceitos que são a informação ordenada a respeito das propriedades de uma ou mais coisas (Klausmeier, 1977). Para que isso ocorra, é preciso adquirir condições internas relacionadas com os níveis de formação de conceitos, como quando o indivíduo reconhece um objeto que foi encontrado numa ocasião anterior. Assim, a formação desse conceito é conhecida como de nível

Pensando na juventude x projeto de vida, Piaget (apud Bock, p. 125) afirma que “a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 08 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores e a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam‐se num sistema único e pessoal e vão se exteriorizar na construção de um projeto de vida, que irá nortear o indivíduo em sua adaptação ativa à realidade, por meio de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele.”

De acordo com o desenvolvimento da personalidade por Piaget, é correto afirmar que

Ao tratar da questão do pensamento, Piaget afirma a diferença entre o pensamento dirigido e o pensamento autístico, situando o pensamento egocêntrico em relação àqueles. Seus trabalhos iniciais são cuidadosamente lidos e criticados por Vigotski. As críticas às conclusões de Piaget ocorrem porque, para Vigotski, a(o)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis