Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

A respeito das diferenças entre as epistemologias cognitivista e histórico-cultural, cujos principais pensadores foram, respectivamente, Piaget e Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A perspectiva histórico-cultural é considerada como uma das principais responsáveis na consolidação de psicologias implicadas com o compromisso social e político. ( ) A epistemologia cognitivista, ao afirmar a importância da cultura na constituição subjetiva, foi uma das principais responsáveis no processo de independência da Psicologia em relação às ciências naturais. ( ) A perspectiva histórico-cultural produziu uma ruptura importante na ciência psicológica e foi uma das principais influências da psicologia escolar crítica.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

#Questão 879557 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, FCC, 2020, AL-AP, Analista Legislativo - Psicólogo

David Kolb desenvolveu o conceito de que, para o aprendizado ser bem-sucedido, o indivíduo necessita passar por um ciclo de aprendizagem composto por quatro fases: atividade, reflexão, teoria e

Segundo a teoria do desenvolvimento de Piaget, haveria períodos relacionados ao aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global.
Entre esses períodos estão:

#Questão 879609 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, COTEC, 2020, Prefeitura de Brasília de Minas - MG, Provas: Engenheiro Ambiental Engenheiro Agrimensor Psicólogo Fisioterapeuta Pedagogo Professor - Educação Infantil Professor - Educação Física Professor - Geografia Professor - Literatura Professor - Matemática

“Estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como a reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes.” Analise o excerto e marque a alternativa que ele define.

Relacione a primeira coluna à segunda, conforme os conceitos da teoria do desenvolvimento de Piaget sobre o pensamento da criança no período pré-operatório.
I - Egocentrismo. II - Animismo. III- Artificialismo. IV- Sincretismo.
( ) Tendência a conceber todas as coisas como vivas e dotadas de intenção e sentimentos. ( ) União de elementos que não possuem uma relação logicamente necessária, chegando a generalizações indevidas. ( ) Manifestação de um pensamento centrado na perspectiva do sujeito, ou mesmo uma diferenciação entre o ponto de vista próprio e o dos outros. ( ) Crença infantil de que as coisas foram construídas pelo homem, tendo uma origem artesanal, ou construídas por uma entidade divina.
Marque a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis