Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Registre V, para verdadeiro, ou F, para falso:

(__)O desenvolvimento do cérebro após o nascimento está intimamente ligado a mudanças na vida sócio emocional: as experiências emocionais são afetadas pelo desenvolvimento do cérebro e podem causar efeitos duradouros na vida social.
(__)O desenvolvimento do cérebro durante a segunda infância é menos dramático do que durante a primeira infância, mas um estirão de crescimento cerebral continua até pelo menos os 3 anos de idade, quando o cérebro tem aproximadamente 90% do peso adulto. O desenvolvimento cerebral afeta outros aspectos do desenvolvimento, um deles é o desenvolvimento das habilidades motoras.
(__)O desenvolvimento motor, na terceira infância, das meninas é superior na precisão de movimentos, e nos meninos são superiores em ações vigorosas e menos complexas.
(__)A rede social torna-se mais ativa na puberdade, enquanto a rede de controle emocional amadurece mais gradualmente até o início da idade adulta. Esses achados podem explicar a tendência dos adolescentes a explosões emocionais e a comportamento de risco e por que o comportamento de risco frequentemente ocorre em grupos.
(__)Mudanças estruturais na adolescência incluem: mudanças na capacidade da memória de trabalho, e a crescente quantidade de conhecimento armazenada na memória de longo prazo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do indivíduo em todos os seus aspectos desde o nascimento até a vida adulta. Existem várias teorias, elas foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas.

Sobre essa temática, analise as afirmativas: 

I.Os três fatores indissociados e em permanente interação que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico e maturação neurofisiológica.
II.O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: físico motor, intelectual, maturacional e social.
III.A teoria da aprendizagem social sustenta que o desenvolvimento resulta da aprendizagem, uma mudança de longa duração no comportamento baseada na experiência ou adaptação ao ambiente.
IV.A perspectiva psicanalista considera que o desenvolvimento é motivado por conflitos emocionais inconscientes.
V.A abordagem piagetiana observa estágios na qualidade do funcionamento cognitivo, investiga como a mente estrutura suas atividades e adapta-se ao ambiente.

Estão CORRETAS as afirmativas: 

Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente as de Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item. 


A diferença entre os estágios de desenvolvimento operatório formal e operatório concreto, expostos por Piaget, é o grau de abstração: em ambos os estágios, a criança tem ação interiorizada reversível, mas, no segundo estágio, a criança tem a capacidade de trabalhar com puras hipóteses, o que permite a abstração total. 

São alguns conceitos-chave da teoria de Jean Piaget:

Aprendizagem e mudança toda de comportamento em resposta a experiências anteriores porque envolve o sujeito como um todo, considerando todos os seus aspectos, sendo eles psicológicos, biológicos e sociais. Se algum desses aspectos estiver em desequilíbrio haverá a dificuldade de aprendizagem.
Sobre o conteúdo enunciado, marca a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis