Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Analise as informações abaixo sobre Desenvolvimento Humano e depois assinale a alternativa CORRETA.


I.O modelo organicista entende o desenvolvimento humano como uma série de respostas previsíveis a estímulos e, portanto, vê o desenvolvimento humano como reativo.

II.O modelo mecanicista entende o desenvolvimento humano como algo iniciado internamente por um organismo ativo e que ocorre em uma sequência de etapas qualitativamente diferentes.

III.Jean Jacques Rousseau acreditava que as crianças se desenvolveriam de acordo com suas próprias tendências naturais positivas, se não fossem corrompidas pela sociedade.

IV.John Locke sustentava a ideia de que uma criança pequena era uma tábula rasa (uma tela em branco) e, assim, os estímulos produziriam respostas previsíveis.


É CORRETO o que se afirma em:

 A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Neste período, o que acontece de mais importante é o aparecimento da linguagem. Como decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera. A interação e a comunicação entre os indivíduos são as consequências mais evidentes da linguagem. Um dos mais relevantes é o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela.


Sobre o período referido no enunciado, marque a afirmação INCORRETA.

Piaget se considera um epistemologista interessado pela relação complexa de elementos do conhecimento e, mais particularmente, um epistemologista genético, interessado, no sentido mais amplo possível pelas mudanças histórico - evolutivas que se dão na relação ___________________.
(FLAVELL, John H. A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. Livraria Pioneira Editora. S. Paulo. Cap.7. p.254.)
Marque a alternativa com a expressão que completa coerentemente o enunciado:

"É o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior". As expressões "estado de menos equilíbrio " e "estado de equilíbrio superior " revelam que a vida não se fixa em uma só fase e que estas alternâncias da busca pela equilibração faz com que se busquem melhoras estimulando o homem à invenção, criação, realização para a tentar melhorar o mundo e sua própria vida. Essa caminhada ocorre em fases do desenvolvimento humano, de forma gradual e contínua.
Com base no enunciado, analise "A maturidade em suas dimensões principais", com V, para verdadeiro, ou F, para falso:
(  )Maturidade emocional - diz respeito à expressão e ao controle das emoções nas diversas idades - esta é a fase fundamental da vida humana.
( )Maturidade social - compreende a evolução da sociabilidade, no sentido de superação do egocentrismo infantil, na contribuição para o bem-estar social e a participação nas decisões de interesse social.
(  )Maturidade física - abrange o desenvolvimento das características físicas, estatura, peso, sexo, ser canhoto, etc.
(  )Maturidade intelectual - refere-se à maneira como a pessoa vai conhecendo a si mesma e ao mundo que a cerca.

Marque a alternativa com a série CORRETA.

Segundo Jean Piaget, o pensamento da criança entre dois e sete anos está dominado pela representação imagística de caráter simbólico. Isso significa que, nesse período de seu desenvolvimento, a criança

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis