Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

A sexualidade é entendida nos dias atuais em um sentido amplo, que não apenas envolve o fisiológico, sendo compreendida como um elemento que dá sentido e significado à existência humana. Portanto, a sexualidade na velhice, assim como nas demais faixas etárias, não se refere somente à prática sexual em si, mas à troca de afeto, carinho, companheirismo, cumplicidade, cuidados um com o outro, segurança e conforto. Neste sentido, assinale a alternativa incorreta.

 O desenvolvimento infantil é marcado por diversas situações que apontam as interações entre a criança, seu ambiente e seus objetos de interação e maturação, a psicologia dispõe de enorme repertório técnico-científico acerca da importância das questões vinculares para um desenvolvimento sadio. A vinculação é considerada, portanto um constructo psicológico que dispõe de uma capacidade explicativa do desenvolvimento, da formação do eu e do comportamento humano, mostrando que o ser se desenvolve ao crescer, sentindo, pensando e comunicando com os outros. 
Entre diversos teóricos da ciência psicológica sobre a temática do vínculo, John Bowlby, em particular, desenvolveu uma obra rica e extensa especificamente sobre os assuntos de vínculo e apego. Sobre as ideias deste teórico é correto afirmar que:

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade) - caracteriza-se pela rápida maturação física e sexual, marcando início na maturação sexual e o término na maturidade física mental e emocional. Este ponto é crítico, pois é marcado pela aquisição da habilidade de reproduzir. A taxa de crescimento geralmente desacelera quando esse período termina, porém o crescimento de algumas estruturas continua como, por exemplo, mamas femininas e genitálias masculinas. (Adaptado)
Sobre "Adolescência", analise as proposições com V, para verdadeiro, ou F, para falso: 
(__)Para as meninas, a puberdade começa entre 10 e 12 anos de vida, com marcas características, como: primeiros pelos pubianos, pelos da axila, crescimento dos seios, enquanto para os meninos começa entre 12 e 14 anos de vida, marcada por alto crescimento físico (altura), peso e força muscular, com alterações no timbre da voz.
(__)Como etapa do desenvolvimento humano, ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações físicas e mentais iniciam a maturação sexual até a idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida.
(__)É uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sabendo-se, teoricamente, que os adolescentes ainda não são capazes de lidar com ideias abstratas de forma mais lógica, por ainda se sentirem infantis.
(__)Na adolescência, somente a etapa física recebe interpretações e significados diferentes, dependendo da época e da cultura em que esteja inserida.

Após análise, marque a alternativa com a série CORRETA.

#Questão 1060027 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

De acordo com a concepção de Vigotski (2011) de que o desenvolvimento orgânico é impulsionado pelo desenvolvimento cultural, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A deficiência primária é compreendida como social, e a secundária, como biológica.
( ) A deficiência primária abrange as lesões orgânicas, cerebrais, malformações orgânicas, alterações cromossômicas, ou seja, características físicas apresentadas pelo sujeito com deficiência.
( ) A deficiência secundária abrange o desenvolvimento do sujeito com base nas interações sociais.
( ) Ao visualizar no corpo a marca da identidade, o sujeito com deficiência tem a sua subjetividade marcada pela objetividade biológica.

#Questão 1060037 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Com base na ciência do desenvolvimento humano, pautada por fundamentos teóricos sociais, psicológicos e biocomportamentais, há atividades que podem fortalecer os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes nos mais diferentes níveis de ensino. Acerca dessas atividades, assinale a alternativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis