Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

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Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

  Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvolvimento humano: impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade); sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade); personalismo (de 3 a 6 anos de idade); categorial (de 6 a 11 anos de idade); puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante). Além disso, acrescenta que os conjuntos ou domínios funcionais (da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa) são constructos de que a teoria se vale para explicar o psiquismo, para explicar didaticamente o que é inseparável: a pessoa. 


Mahoney e Almeida. Afetividade e processo ensino-aprendizagem:

contribuições de Henri WallonInPsic. da Edu., São Paulo, 2005, p. 18

(com adaptações).


Com base no texto acima, julgue o item. 


Para Winnicott, as principais funções da mãe suficientemente boa são o holding, o handling e a apresentação de objetos. 

  Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvolvimento humano: impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade); sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade); personalismo (de 3 a 6 anos de idade); categorial (de 6 a 11 anos de idade); puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante). Além disso, acrescenta que os conjuntos ou domínios funcionais (da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa) são constructos de que a teoria se vale para explicar o psiquismo, para explicar didaticamente o que é inseparável: a pessoa. 


Mahoney e Almeida. Afetividade e processo ensino-aprendizagem:

contribuições de Henri WallonInPsic. da Edu., São Paulo, 2005, p. 18

(com adaptações).


Com base no texto acima, julgue o item. 


Um adulto com características obsessivas de personalidade, segundo a visão psicanalítica clássica do desenvolvimento, teria passado por uma elaboração inadequada da fase oral. 

  Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvolvimento humano: impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade); sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade); personalismo (de 3 a 6 anos de idade); categorial (de 6 a 11 anos de idade); puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante). Além disso, acrescenta que os conjuntos ou domínios funcionais (da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa) são constructos de que a teoria se vale para explicar o psiquismo, para explicar didaticamente o que é inseparável: a pessoa. 


Mahoney e Almeida. Afetividade e processo ensino-aprendizagem:

contribuições de Henri WallonInPsic. da Edu., São Paulo, 2005, p. 18

(com adaptações).


Com base no texto acima, julgue o item. 


Para Vygotsky, é correta a definição de brincadeira com base no princípio da satisfação que ela propicia à criança, uma vez que, na brincadeira, a criança tem vivências de satisfação muito intensas.

  Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvolvimento humano: impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade); sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade); personalismo (de 3 a 6 anos de idade); categorial (de 6 a 11 anos de idade); puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante). Além disso, acrescenta que os conjuntos ou domínios funcionais (da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa) são constructos de que a teoria se vale para explicar o psiquismo, para explicar didaticamente o que é inseparável: a pessoa. 


Mahoney e Almeida. Afetividade e processo ensino-aprendizagem:

contribuições de Henri WallonInPsic. da Edu., São Paulo, 2005, p. 18

(com adaptações).


Com base no texto acima, julgue o item. 


Para Wallon, uma das principais aprendizagens do estágio adulto é o saber-se quem é e o que os outros esperam de si. Nesse sentido, um importante recurso de aprendizagem é a convivência com o outro. Um dos indicadores dessa fase é a definição de valores, os quais podem estar desvinculados dos comportamentos.  

  Henri Wallon (1879-1962) propõe cinco estágios do desenvolvimento humano: impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano de idade); sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos de idade); personalismo (de 3 a 6 anos de idade); categorial (de 6 a 11 anos de idade); puberdade e adolescência (de 11 anos de idade em diante). Além disso, acrescenta que os conjuntos ou domínios funcionais (da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa) são constructos de que a teoria se vale para explicar o psiquismo, para explicar didaticamente o que é inseparável: a pessoa. 


Mahoney e Almeida. Afetividade e processo ensino-aprendizagem:

contribuições de Henri WallonInPsic. da Edu., São Paulo, 2005, p. 18

(com adaptações).


Com base no texto acima, julgue o item. 


Todos os estágios exigem a colocação de limites como um elemento facilitador do processo de ensino e aprendizagem e também como uma expressão da afetividade, com exceção da puberdade e adolescência, uma vez que, nesse estágio, é importante o processo de autoafirmação. 

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