Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue o item. 


Vygotsky aborda, em sua obra, o desenvolvimento das crianças com deficiência. Sua tese central é a de que caminhos indiretos de desenvolvimento são possibilitados pela cultura quando o caminho direto está impedido. O desenvolvimento cultural seria, assim, a principal esfera em que é possível compensar a deficiência.

Diante da complexidade do desenvolvimento humano e da dificuldade da ciência em compreender seus processos, Bronfenbrenner (1917-2005) desenvolveu um modelo científico/epistemológico que, posteriormente, foi denominado modelo bioecológico. Tal modelo visava criar uma alternativa para o estudo do desenvolvimento humano, considerando-se a importância de observar o indivíduo e suas interações nos diferentes contextos e sistemas. No que se refere a esse modelo, julgue o item. 


No modelo de Bronfenbrenner, os aspectos genéticos e os ambientais não são vistos como opostos, mas como complementares, sem os quais não ocorreria o desenvolvimento. 

Diante da complexidade do desenvolvimento humano e da dificuldade da ciência em compreender seus processos, Bronfenbrenner (1917-2005) desenvolveu um modelo científico/epistemológico que, posteriormente, foi denominado modelo bioecológico. Tal modelo visava criar uma alternativa para o estudo do desenvolvimento humano, considerando-se a importância de observar o indivíduo e suas interações nos diferentes contextos e sistemas. No que se refere a esse modelo, julgue o item. 


A ecologia do desenvolvimento humano refere-se ao estudo científico da acomodação progressiva, mútua, entre um ser humano ativo, em desenvolvimento, e as propriedades mutantes dos ambientes imediatos em que este ser humano vive, na medida em que esse processo é afetado pelas relações entre esses ambientes e pelos contextos mais amplos em que os ambientes estão inseridos. 

Diante da complexidade do desenvolvimento humano e da dificuldade da ciência em compreender seus processos, Bronfenbrenner (1917-2005) desenvolveu um modelo científico/epistemológico que, posteriormente, foi denominado modelo bioecológico. Tal modelo visava criar uma alternativa para o estudo do desenvolvimento humano, considerando-se a importância de observar o indivíduo e suas interações nos diferentes contextos e sistemas. No que se refere a esse modelo, julgue o item. 


O modelo de Bronfenbrenner, assim como o modelo tradicional, compreende que o estudo do desenvolvimento exige um percurso mais amplo que a observação do comportamento em determinado momento do curso de vida, requerendo o exame dos sistemas de interação social e a consideração dos aspectos ambientais.  

Em relação às noções de continuidade e descontinuidade no processo de desenvolvimento humano, julgue o item. 


No transcorrer do desenvolvimento humano, à medida que acontecem as mudanças e, com elas, as descontinuidades, o organismo se reorganiza para promover um novo padrão de estabilidade. Uma vez que esse padrão é alcançado, ocorre, mais uma vez, uma descontinuidade, que pode ser inesperada ou parte do processo de transição. Ao mesmo tempo em que o indivíduo se desenvolve de forma gradual e contínua, mantendo alguns padrões de interação à medida que constrói outros (descontinuidade), ocorrem rupturas de padrões e saltos qualitativos que conduzem o indivíduo a novo estágio de desenvolvimento (continuidade).  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis