Questões sobre Psicologia da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

A atuação do psicólogo escolar no ensino superior pode englobar ações de apoio ao estudante e, em muitos casos, tem ligação direta com a permanência do aluno na instituição e consequente diminuição da evasão. Para que isso ocorra, o psicólogo escolar, no ensino superior, pode:
I. ter como foco de sua atuação intervenções individuais ofertadas aos alunos, como forma de sanar os problemas de cada um, uma vez que certos problemas podem contribuir para o fracasso escolar;
II. atuar na recepção de alunos, mediação e intervenções com gestores/coordenadores de curso e professores;
III. oferecer suporte, aos alunos, na apropriação de conhecimento e na formação de qualidade, ao auxiliar na remoção de obstáculos existentes entre os sujeitos e o conhecimento.
Marque a alternativa que apresenta apenas asserção(ões) INCORRETA(S).

Analise o texto abaixo, sobre motivação e aprendizagem:
Podemos dizer que a motivação é um ..... (1) ..... que relaciona ..... (2) ..... , ambiente e objeto, e que ...... (3) ..... o organismo para a ..... (4) ..... , em busca da ..... (5) ...... da necessidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

A interface educação/trabalho da atuação do psicólogo envolve processos e instrumentos de avaliação abrangendo indivíduo, equipe e organização. Entre esses processos há o chamado modelo de avaliação integrada e somativa composto por cinco componentes, denominado na literatura como MAIS e, ainda, sendo considerado o mais tradicional de avaliação em TD&E no Brasil. Entre os componentes do MAIS, o chamado de insumo se refere

A atuação do psicólogo na interface saúde, trabalho e educação requer ações para que planejamento e execução se tornem estratégicos às organizações. Especificamente em relação ao contexto de educação e trabalho, assinale a afirmativa que explicite essas ações de maneira correta.

Julgue o item subsequente.



A psicologia educacional e a psicologia escolar estão intimamente relacionadas, mas não são iguais, não podendo reduzir-se uma à outra, pois cada uma possui sua autonomia. A psicologia educacional é considerada um campo de atuação profissional, sendo possível a realização de intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado. Já a psicologia escolar é a área do conhecimento que tem como objetivo compreender os fenômenos psicológicos envolvidos no processo educativo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis