Questões sobre Psicologia da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

O(a) psicólogo(a) deve ter um olhar crítico e sensível para articular saberes, ações e reflexões com os demais profissionais de uma escola, na perspectiva interdisciplinar de construção de um projeto político-pedagógico inovador.
Nesse contexto, analise as práticas a seguir.
I. Práticas pautadas na adaptação dos alunos, a partir do enquadramento e ajustes do estudante no contexto escolar, considerando a importância de se cumprir com o regulamento.
II. Construção de caminhos metodológicos para o entendimento do sujeito num contexto sociopolítico e cultural amplo, na perspectiva de seu protagonismo e não de suas fragilidades aparentes.
III. Compreensão do sujeito com base nas suas características pessoais de personalidade, identificando os aspectos de desvio do padrão de comportamento esperado.
IV. Troca de saberes e reflexão conjunta sobre os processos de ensino, aprendizagem e avaliação, com foco na ruptura de paradigmas, como o que diz que o fracasso escolar é culpa exclusiva do aluno.
Podem ser consideradas práticas inovadoras:

Os conhecimentos da Psicologia, assim como os de outras áreas como a sociologia, filosofia, antropologia, vêm sendo utilizados de forma sistemática pelo campo da educação no intuito de se "melhorar" o processo de ensino-aprendizagem. Com base nas contribuições da psicologia da educação aos processos de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA.
(Fonte: Sant' Anna, P. R., Geber, S. P., Tetu, V. (2019). Contribuições da psicologia da educação: Percepção de professores do ensino fundamental. Revista Psicologia da Educação, 49, 79-87.)

Sobre a relação da psicologia escolar com a educação infantil, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte:Psicologia escolar em educação infantil: Reflexões de uma atuação - Tatiana Vokoy e Regina Lúcia Pedroza 

 A psicologia educacional contribui para a compreensão dos processos de mudança que atravessa o sujeito no percurso das atividades educacionais, englobando o desenvolvimento e a aprendizagem, sendo um ramo da psicologia que estuda vários pontos, EXCETO:
Fonte: Contribuições da psicologia à educação - Luis Carlos Azevedo 

Psicomotricidade em suas múltiplas interações humanas.


Imagem associada para resolução da questão


Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.


(Associação Brasileira de Psicomotricidade) Sobre "Psicomotricidade", marque a alternativa com informação INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis