Questões sobre Psicologia da Educação

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Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

Quanto à relação entre psicologia e educação, julgue o item. 


A aplicação do modelo médico de intervenção na escola conduziu à patologização e à psicologização do espaço escolar, por atribuir ao próprio aluno a culpa por suas dificuldades de aprendizagem e por isentar outras instâncias das suas responsabilidades educativas.  

Quanto à relação entre psicologia e educação, julgue o item. 


A partir da emergência da psicologia enquanto área de conhecimento, pesquisa, produção de conhecimento e prática profissional, sua articulação com a educação passou a se configurar como um dos campos de atuação dos psicólogos, apesar de pouco escolhida pelos profissionais, os quais se detiveram, historicamente, mais ao psicodiagnóstico e à avaliação psicológica. A inserção da psicologia nas escolas foi marcada por objetivos fortemente adaptacionistas, nos quais predominava a necessidade de corrigir o aluno portador de um problema de aprendizagem e adaptá-lo à escola. Essa adaptação era realizada, no passado, a partir da aplicação de recursos psicométricos, entendida como função do psicólogo. 

Mitjáns Martínez conceitua a psicologia escolar como um campo de atuação profissional do psicólogo caracterizado pela utilização da psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido como um complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade. Acerca da psicologia escolar, julgue o item. 


Um aspecto importante da atuação do psicólogo escolar é a perspectiva preventiva. A atuação preventiva, em psicologia escolar, deve estar respaldada em ações que busquem: facilitar e incentivar a construção de estratégias de ensino diversificadas; promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos; e superar, junto com a equipe escolar, os obstáculos à apropriação do conhecimento. 

Mitjáns Martínez conceitua a psicologia escolar como um campo de atuação profissional do psicólogo caracterizado pela utilização da psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido como um complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade. Acerca da psicologia escolar, julgue o item. 


O psicólogo escolar atua, entre outras possibilidades, conhecendo as concepções dos profissionais da escola acerca da avaliação, da aprendizagem e do desenvolvimento humano e intervindo em tais concepções.  

Mitjáns Martínez conceitua a psicologia escolar como um campo de atuação profissional do psicólogo caracterizado pela utilização da psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido como um complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade. Acerca da psicologia escolar, julgue o item. 


A psicologia escolar define-se como um campo voltado para a intervenção, assumindo um compromisso prático com as questões relativas à escola e a seus processos, sua dinâmica, seus resultados e seus atores.

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